Frevo-enredo canta as belezas culturais e naturais, ancestralidade, história, costumes, gastronomia e personagens

Cotidiano

Aquele cujo canto foi inspirado em louvor à Baía Formosa (RN), o Bloco Rabo do Elefante, desfila pela primeira vez nas ruas da cidade animado por uma orquestra de frevo e o grupo Urso Amigo Batucada, bicampeão da categoria Ala-Ursa do carnaval tradição de João Pessoa (PB). A concentração começa às 14h, em frente a ONG Casa Formosa (Rua Nova), e às 16h seguirá arrastando os foliões até as proximidades da Praça Carlota Elisa, de onde sairá como abre alas do cortejo de todos os blocos de Baía Formosa, nesta segunda-feira de carnaval, dia 20.

O nome Rabo do Elefante faz alusão à localização de Baía Formosa no mapa do estado do Rio Grande do Norte, que tem em seu formato a silhueta de um elefante. A cidade fica localizada bem no rabinho do elefante já na divisa com o estado da Paraíba. Por isso, o bloco foi batizado de Rabo do Elefante.

Foliões adeptos dos ritmos mais tradicionais do carnaval como o frevo já perceberam, de cara, que a proposta do projeto ‘Elefante: Folia com Cidadania’, da ONG Casa Formosa, não se trata apenas de um bloco carnavalesco sazonal. É um projeto cultural para o ano inteiro. “O Bloco é o fio condutor. Todos os produtos culturais e resultados das oficinas serão apresentados durante o carnaval, tomando corpo no Bloco Rabo do Elefante, que nesta fase será um espaço de participação e de apropriação dos moradores da cidade”, explica uma das realizadoras do projeto, a jornalista Edileide Vilaça.

Elefante na Folia com Cidadania – A cidadania passa, nesta experiência, pelo direito à memória e ao patrimônio cultural coletivo, pelo fortalecimento das identidades culturais. Desta forma, o Bloco Rabo do Elefante se insere no conceito de Economia Criativa, agregando várias linguagens e setores das artes e cultura, gerando valores culturais, econômicos e sociais a começar pelo hino, de autoria do cantor e compositor carnavalesco, Mestre Fuba, que no estilo frevo-enredo canta tudo sobre o paraíso chamado Baía Formosa, e já caiu no gosto e nas memórias afetivas dos moradores, se revelando como um potencial produto cultural e turístico.

“Eu procurei fazer uma verdadeira ode à cidade buscando enaltecer seus valores culturais e naturais, ancestralidade, história, costumes, gastronomia e seus personagens. Fico feliz de saber que os moradores se reconhecem e despertam o sentimento de pertencimento quando escutam o hino do Rabo do Elefante”, revelou o autor do hino, Mestre Fuba.

História – O Rabo do Elefante nasceu dentro do projeto Elefante Folia com Cidadania, a partir da inquietação da jornalista Edileide Vilaça que numa conversa coletiva por telefone com a escritora, produtora e elaboradora de projetos Valeska Asfora e também a professora Raissa Queiroz (colaboradoras da ONG Casa Formosa), o que parecia delírios carnavalescos em época de isolamento devido à pandemia da COVID 19, em 2020, mas na verdade elas estavam diante de um processo criativo que faria nascer uma agremiação carnavalesca de resistência e resgate da cultura popular.

A ideia já nasceu dando certo, conquistando apoios de amigos e parceiros que fizeram o bloco nascer já com hino, estandarte e arte oficial. Dois anos de pandemia, a solução foi cantar através de lives pelas redes sociais. Finalmente, em 2023 o recém-nascido bloco desfila com seu primeiro estandarte feito na pandemia e mais um que foi produzido pelo artista plástico Dadá Venceslau, que presta homenagem àquela que a organização considera como a eterna rainha do bloco, dona Regina, moradora nativa de Baía Formosa, ex-rendeira de bilro que atualmente está com 90 anos.

O bloco foi lançado oficialmente num baile realizado em janeiro de 2023, com a participação da DJ Claudinha Summer(PB), Grupo Pau e Lata(RN), e os cantores Gracinha Telles e Mestre Fuba. A aceitação do público pelo projeto foi instantânea, tanto que logo esgotaram as vendas das camisas que teve a arte do designer gráfico ilustrador, Jessé Luiz.

O hino do Rabo do Elefante está disponível em todas as plataformas digitais de música como Spotify, Deezer, Amazon Music e Youtube Music.

Assessoria de imprensa