Secretaria de Turismo inaugura CAT Dom José Maria Pires no Centro Cultural São Francisco

Destaque Paraíba

Os turistas que visitam João Pessoa ganharão, a partir desta quinta-feira (30), mais um local para receber informações sobre roteiros e serviços da Capital paraibana. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e em parceria com a Arquidiocese da Paraíba, irá inaugurar mais um Centro de Atendimento do Turista (CAT). Desta vez, o equipamento vai funcionar na Igreja de São Francisco, no Centro Histórico, e levará o nome de Dom José Maria Pires, ex-arcebispo da Paraíba.

O CAT irá funcionar em uma casa que contará com toda estrutura para atender turistas e moradores da cidade, que terão acesso ao material institucional e mapas dos principais destinos de João Pessoa, confeccionados em três línguas (português, inglês e espanhol). O horário de atendimento será das 9h às 16h, de segunda-feira aos sábados, e das 9h às 15h, aos domingos, mesmo horário de funcionamento do Centro Cultural São Francisco.

De acordo com o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, a abertura do CAT Dom José Maria Pires é simbólica, tendo em vista uma série de investimentos que a Prefeitura está realizando no Centro Histórico, cujo objetivo é transformá-lo, de fato, em uma área de visitação com segurança e estrutura que permitam uma convivência mais prazerosa. O secretário citou os projetos de revitalização e recuperação do Conventinho e do Hotel Globo como parte desse processo, que tornarão a área ainda mais atrativa.

Conforme Daniel Rodrigues, a secretaria está desenvolvendo mais dois projetos que envolvem diretamente o Centro Histórico. São eles: os roteiros a pé, que permitirá uma ‘aula’ sobre a história do surgimento da Capital paraibana, percorrendo as principais vias da cidade, e o roteiro que insere cinco igrejas construídas no entorno, como as de Nossa Senhora do Carmo, São Frei Pedro Gonçalves, São Francisco, Nossa Senhora da Misericórdia, além da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

“São projetos que vão permitir que os turistas e a própria população possam conhecer a nossa história e, principalmente, que o Centro Histórico passe a ser um local da cidade habitável, como vem sendo feito por determinação do prefeito Cícero Lucena”, pontuou o secretário de Turismo.

A Setur oferece apoio aos visitantes e a população em geral também através do telefone 9 8160-8403, redes sociais @visite.joaopessoa e no site da Prefeitura – www.joaopessoa.pb.gov.br.

Locais e horários de funcionamento dos Centros de Atendimento do Turista:

Centro Cultural São Francisco
9h às 16h – terça-feira a sábado
9h às 15h – domingos

Bosque dos Sonhos
9h às 17h – todos os dias

Tambaú
9h às 21h – segunda a sexta
9h às 19h – sábado/domingo e feriado

Mercado de Artesanato Paraibano (MAP)
9h às 18h – domingo a domingo

Unidade volante
Centro Histórico e Busto de Tamandaré – manhã e à tarde
Parque Arruda Câmara – finais de semana

Secom João Pessoa