Dragagem do Porto de Cabedelo já está 73% concluída e tem previsão de entrega para 19 de junho

Destaque Paraíba

A dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo, no litoral Norte da Paraíba, está em fase avançada de execução. De acordo com o setor de Planejamento, 73% da obra já foi concluída e o diretor-presidente Ricardo Barbosa apontou o dia 19 de junho deste ano como a previsão de inauguração.

“A draga espanhola vai concluir a obra com 90 dias de antecedência e estamos prevendo a entrega para o dia 19 de junho deixando todo o canal com 11 metros e o Porto ainda mais apto para viver o futuro de progresso que estamos desenhando”, detalhou Ricardo.

A obra é considerada uma das mais aguardadas da década no Porto de Cabedelo, e tem um investimento de mais de R$ 112 milhões em recursos próprios do Governo da Paraíba. A avaliação da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) é que haverá um aumento de até 57% na capacidade de movimentação, possibilitando a recepção de navios de até 55 mil toneladas, e elevando a profundidade do canal de acesso de 9,14 metros para 11 metros.

A draga Kenford foi responsável pela remoção de sedimentos ao longo da bacia de evolução e das áreas do canal interno e externo do Porto de Cabedelo. Atualmente, a draga Omvac Diez está executando as atividades.

A execução da obra está a cargo da DTA Engenharia, empresa vencedora da licitação realizada em março de 2022. A supervisão é das empresas Eicomnor Engenharia e Caruso Soluções Ambientais e Tecnológicas. Para Barbosa, a obra é a concretização de um sonho e um marco para o Porto de Cabedelo, para a logística e para a economia paraibana.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, na assinatura dos contratos, destacou que a obra é fruto do trabalho de muitas mãos e que deixará um legado para o futuro. Ele ressaltou que a dragagem trará reflexos positivos para a economia da Paraíba e que seu pensamento é no que pode ser feito pelo estado. Com a conclusão da obra, a expectativa é que o Porto de Cabedelo se torne mais competitivo e possa atrair novos negócios para a região.

Assessoria de imprensa