Edital do Mais Médicos abre 6,2 mil vagas em mais de 2 mil municípios; Paraíba tem 42 vagas em 57 cidades

Cotidiano

O Programa Mais Médicos abriu 6.252 vagas para repor profissionais de saúde em localidades que deixaram de ser atendidas pelo programa do governo federal nos últimos seis anos. O edital, que também expande vagas em áreas que enfrentam dificuldades para manter médicos, foi publicado nesta terça-feira (18), pelo Ministério da Saúde. É o primeiro chamamento público após o anúncio da retomada do programa, em 20 de março. Não Paraíba são 42 cidades com oferta de 57 vagas, das quais, oito em João Pessoa, quatro em Campina Grande, dois em Bayeux, Bonito de Santa Fé e Taperoá.  

Pela lista divulgada no site do programa, os postos de trabalho estão distribuídos em 2.074 municípios, sendo que mil vagas são inéditas em localidades da Amazônia Legal.

Criado em 2013, o Mais Médicos tem o objetivo de garantir o acesso dos brasileiros à saúde nas Unidades Básica de Saúde, a chamada Atenção Primária, que é considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o trabalho nas unidades básicas do SUS. “É no cotidiano dos serviços de saúde que são vividos os problemas e construídas soluções, através de um processo de aprendizado permanente”.

Cidades da Paraíba:

Alagoinha, Araruna, Areia, Aroeiras, Assunção, Baraúna, Bayeux, Belém, Bonito de Santa Fé, Cabedelo, Cacimbas, Caiçara, Cajazeiras, Camalaú, Campina Grande, Carrapateira, Conde, Coremas, Cuité, Gado Bravo, Guarabira, Gurjão, Ingá, Itapororoca, João Pessoa, Juazeirinho, Juripiranga, Lagoa, Mamanguape, Mulungu, Nova Palmeira, Pilões, Pombal, Puxinanã, Santa Cecilia, Santa Cruz, Santana dos Garrotes, São Miguel de Taipu, Soledade, Taperoá, Teixeira e Umbuzeiro.

Redação com Agência Brasil