Festival de Voo Livre na cidade de Maturéia (PB) começa nesta quinta-feira

Destaque Paraíba

A 8 edição do Festival de Voo Livre, inicia nesta quinta-feira (209, e segue até o próximo domingo (23), no Pico do Jabre, localizado na cidade de Maturéia, no Sertão do Estado. O evento realizado pela Associação Jabre Voo Livre com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está previsto para começar sempre às 9h nos quatro dias. “A realização de mais uma edição do festival representa para o município uma oportunidade para evidenciar Maturéia e potencializar as características turísticas da localidade, enaltecendo a cultura, economia e o ecoturismo”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo, Gustavo Wanderley Ramos Monteiro.

A exemplo das edições anteriores, o evento contará com a participação de vários profissionais e simpatizantes da atividade esportiva, com a prática do parapente, asa delta e rapel oriundos de diversas regiões do país. Dentro da programação, a realização de provas; exibição de vídeos de decolagens e pousos do dia; palestra sobre “segurança do voo livre”; sorteio de brindes; confraternização; e apresentações musicais de bandas locais, entre outros

De acordo com Gustavo Wanderley será uma ótima oportunidade para munícipes e turistas observarem apresentações aéreas incríveis e diferenciadas, além de apreciar a beleza do Sertão. “O Festival de Voo Livre no município é uma excelente oportunidade para quem pretende experimentar a sensação de liberdade e contemplação da natureza através de voos duplos, onde qualquer pessoa pode apreciar a bela paisagem do Sertão paraibano diretamente do alto do Pico do Jabre,” destacou o secretário.

Para os pilotos que queiram participar o valor das inscrições e as provas e horários serão definidas no dia e local, de acordo com as condições do tempo e o vento do dia. Já para quem quiser acompanhar os voos à entrada no local é gratuita. A cidade de Maturéia recebeu o título de Capital Paraibana do Voo Livre em 2017, por nela estar localizado o Pico do Jabre, ponto mais alto do estado da Paraíba.

lhares de turistas que vêm em busca de contemplar a natureza e praticar esportes radicais. Além de seus atributos naturais, o Pico do Jabre, com 1.197 metros de altitude, dispõe da rampa de voo livre mais alta do Nordeste o que faz do Jabre ser bastante procurado por amantes do esporte do voo livre, por ser um ponto ideal para praticar as duas modalidades do esporte, o parapente e a asa delta, além de voos de paramotor e rapel.

Jornal A União – Foto: Gustavo Wanderlei