Cultura italiana em João Pessoa: conheça a produção de queijos tradicionais da Sicília feitos na capital

Paraíba

Uma das dicas para o empreendedor se destacar no seu nicho é inovar, buscando diferenciais do seu produto ou serviço. Foi com este pensamento que Jacinto Asciutto começou a produção de queijos italianos em João Pessoa. Ele enxergou no mercado de alimentos mais refinados feitos com ingredientes exclusivos, os chamados ‘gourmets’, um espaço para começar o próprio negócio. O pequeno empresário junta-se a outros 650 Microempreendedores Individuais (MEIs) que atuam na Paraíba com o comércio varejista de laticínios e frios. Somente em João Pessoa são 182 profissionais nesse ramo, de acordo com dados do Sebrae/PB.

Morando há menos de dois anos na capital paraibana, Jacinto Asciutto começou a produção de queijos italianos tradicionais da região da Sicília há aproximadamente um ano. Para ele, há possibilidades de expandir o negócio no mercado local, sobretudo com os diferenciais dos queijos dos existentes no mercado, como as variedades de ricota.

“A ricota doce é a mais elogiada pelo público. Ela é muito utilizada para fazer o cannolo, um doce típico da Sicília. Tem sido muito apreciada pelos clientes em João Pessoa. Então, vejo um mercado com oportunidades para o desenvolvimento da cultura dos queijos diferenciados, além dos que já existem aqui”, diz o empreendedor.

Outro produto feito na Sicitaly, empresa de Jacinto, é o queijo cabaça ou cabacinha que é inspirado em um queijo muito popular em todas as regiões italianas que faziam parte do Reino das Duas Sicílias. “Aqui os consumidores dependem muito da produção dos queijos tradicionais vindo do Cariri e do Sertão. A nossa proposta é agregar a esse mercado, oferecendo produtos para quem gosta de experimentar algo diferente e sentir outros sabores. Temos um desafio de conquistar os consumidores, mas, aos poucos, vamos divulgando e buscando nosso espaço na cidade”, revela Jacinto Asciutto.

Após orientações do Sebrae/PB, o empreendedor tem conseguido organizar melhor a produção e divulgação dos produtos, trabalhando com venda direta para os consumidores e também entrega em alguns estabelecimentos da cidade. A gestora de turismo do Sebrae/PB, Regina Amorim, afirma que a instituição atendeu o empreendedor com orientações na estratégia de marketing e na escolha de bons negócios comerciais que buscam qualidade, exclusividade e bom gosto. “Esses são elementos essenciais que devem ser considerados para quem trabalha com produtos diferenciados e para um determinado perfil de consumidor”, explica.

Ela lembra que os produtos feitos por ele agregam sabor e memória afetiva. “Os queijos italianos produzidos por Jacinto são receitas afetivas da cidade de Collesano, na província de Palermo, na região da Sicília, lugar onde Jacinto nasceu. A produção é da Paraíba, mas a receita é da Itália. Para quem curte queijos de qualidade para harmonizar com um bom vinho, é uma excelente opção”, comenta.

Assessoria de imprensa