18º Festival das Cataratas é marcado por força política e contribuições ao destino

Brasil

O 18º Festival das Cataratas encerrou na sexta-feira, dia 2, em Foz do Iguaçu (PR), com um saldo positivo que superou as expectativas dos organizadores. Além de reunir mais de 8,2 mil pessoas e apresentar o que há de melhor em produtos e serviços relacionados ao turismo, o evento também foi palco de discussões estratégicas para o desenvolvimento do setor.

Com a presença política significativa de dois ministros do Turismo (Daniela Carneiro, do Brasil e Sofía Montiel de Afara, do Paraguai), juntamente com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, o sucesso do Festival das Cataratas ultrapassou as barreiras do evento, beneficiando o destino.

A semana marcou o início das obras do Aqua Foz, um novo atrativo da região, que será construído com investimento privado na ordem de R$ 100 milhões e com a estimativa de gerar entre 250 e 300 empregos diretos. Além disso, também foi lançado o Conecta IGU – Programa de Inovação Voltado ao Setor de Turismo, que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de startups que apresentem soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelo turismo brasileiro. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, a Embratur e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Segundo o idealizador do evento, Paulo Angeli, “este foi o maior Festival das Cataratas de todos os tempos. Os expositores saíram satisfeitos e os agentes de viagens presentes eram altamente qualificados, com destaque para um grande público de argentinos e paraguaios. Isso fortaleceu ainda mais nossas ações”, destaca.

Angeli também ressaltou que o compromisso em buscar soluções tecnológicas para o turismo foi fortalecido ainda mais através das ações desenvolvidas pelo Festival em parceria com a Itaipu, o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai) e outras entidades da região que compartilham o mesmo propósito.

A próxima edição do Festival das Cataratas já está confirmada para os dias 5, 6 e 7 de junho de 2024.

Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Feiras e Empreendimentos e conta com patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC, Fecomércio PR e Sebrae, além do apoio do Governo do Estado do Paraná e da Paraná Turismo.

31 de maio, 1 e 2 de junho de 2023 / 5, 6 e 7 de junho de 2024
Foz do Iguaçu (PR)
www.festivaldascataratas.com

Assessoria de imprensa – Fotos: Jean Pavão/Festival das Cataratas