Festa em Santo Antônio de Jesus (BA) no ritmo do tradicional forró, sertanejo e arrocha

Eventos Culturais

Um dos shows mais esperados no segundo dia de festa em Santo Antônio de Jesus, Zé Neto e Cristiano subiram ao palco já madrugada deste sábado (24) por volta das 00h30, oficialmente o Dia de São João. Antes, ainda noite de sexta (23), mais de 100 mil pessoas dançaram no ritmo do tradicional forró, sertanejo e arrocha com o cantor Tayrone, Donas do Bar, Juliano SS e Joyce França, no Espaço do São João. Na madrugada adentro até o amanhecer, a poeira subiu com as apresentações dos baianos Del Feliz e Targino Godim.

Neste sábado, no dia que se comemora o santo que dá nome a festa, Santo Antônio de Jesus volta a atrair milhares de pessoas com a presença de Bell Marques, Limão com Mel, Jaldo Rodrigues, Daniel Vieira, Farol de Milha, Mara Ribeiro e Evonei Fernandes. Desde quinta-feira, o melhor São João da Bahia vem reunindo estrelas da música nordestina e artistas regionais. No Espaço do São João, as apresentações são alternadas em dois palcos, montados com sistema de luz e som de última geração.

No domingo (25), o principal destino do turismo junino no Estado se despede da sua maior festa com uma programação que reúne Mari Fernandes, Adelmário Coelho, Jerônimo Medeiros, Sam e Kawan, Verena Santana, Lucas e Gustavo e Flor do Nordeste. No circuito oficial, o clima também é de despedida na Tenda da Diversidade Lgbtqia+, no Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop) e no Forró da Vila da Agricultura.

A programação será encerrada oficialmente com a festa de São Pedro da Sapucaia, nos dias 01 e 02 de julho, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.

Infraestrutura
Santo Antônio de Jesus montou a maior infraestrutura dos últimos anos para o São João, em 2023. A festa impacta totalmente no crescimento da economia da cidade, gerando uma renda em torno de 50 milhões de reais, que envolve toda a rede produtiva, do pequeno agricultor até as grandes empresas. A festa gera cerca de 2.000 empregos diretos e um número incalculável de indiretos quando se acrescenta a economia informal.

Com 110 mil habitantes, a maior cidade do Recôncavo baiano está acostumada a ver o número da população duplicar no período do São João. A economia movimenta todos os setores da cidade, principalmente o hoteleiro, que tem ocupação de seus 1.250 leitos esgotados nos hotéis e pousadas. Neste período também aumenta a procura de aluguel por temporada, gerando uma renda extra para quem disponibiliza suas casas. Para obter mais informações é só acessar o Instagram @sedemasaj.

Além do palco com infraestrutura de ponta, o Espaço do São João contou com uma área de backstage equipada com camarins e sala de imprensa. Dentro do circuito, o setor de alimentos envolve 120 famílias à frente das barracas que irão comercializar bebidas, comidinhas de rua e típicas juninas. Estes trabalhadores contam com o apoio de uma equipe especializada da prefeitura de SAJ, que atende os filhos dos trabalhadores enquanto os pais trabalham nas barracas.

A área de shows também recebeu os espaços institucionais para órgãos públicos e parceiros, além de posto médico. Em torno da festa, foram distribuídos centenas de sanitários químicos e estacionamento para melhor comodidade do público local e turistas.

Distribuídos em pontos estratégicos, os postos da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros garantiram a segurança de milhares de pessoas. Este ano, a equipe de segurança foi reforçada com seguranças particulares, equipe de brigadistas e da Guarda Municipal. As ruas ganharam uma iluminação mais forte, barreiras com detectores de metal e monitoramento eletrônico nas entradas e no circuito principal.

Serviço
Horário: A partir das 19h
Local: Espaço do São João
Domingo (25): Mari Fernandez, Adelmário Coelho, Sam e Kawan, Verena Santana, Luka e Gustavo e Flor do Nordeste.
Programação Junina
25/06: Forró da Vila da Agricultura, Tenda da Diversidade Lgbtqia+ e Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop)
02/07: Festa de São Pedro Da Sapucaia, em Sapucaia, na zona rural de SAJ.

Assessoria de imprensa