Secretário de Turismo de Cabedelo critica decisão unilateral sobre acesso à Areia Vermelha e diz que Sudema não atua na área

Destaque Paraíba

O secretário de Turismo de Cabedelo, Haenel Farias, criticou as declarações do superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcante, que, durante uma entrevista em uma emissora de rádio, nesta terça-feira (15), falou sobre determinações do controle de acesso e comportamento das pessoas na Ilha de Areia Vermelha a partir de 2024.  A ilha está localizada no município, sendo um dos principais roteiros turísticos da Paraíba.

“O município de Cabedelo não discorda que haja um trabalho visando a conservação da Ilha de Areia Vermelha. O que não concordamos é que seja uma decisão unilateral sem que o município nem as pessoas que trabalham e dependem do turismo sejam ouvidas e possam participar das decisões. Não pode ser uma decisão tomada por quem está atrás de uma mesa, no seu ar condicionado”, afirmou o secretário por meio de uma nota. 

Durante a entrevista, Marcelo Cavalcante disse que “o agendamento será prévio, para que o limite diário não ultrapasse a marca de 1.100 pessoas. As visitas seguem acontecendo durante o período de maré baixa no local”. Disse ainda, “que os visitantes que agendarem e embarcarem nos transportes para a faixa de areia vão precisar ter um maior controle no que vai levar para consumo em alto-mar. O mesmo vale para os barcos que levam as pessoas. Bebidas e alimentos serão limitados”. 

Haenel Farias afirmou que a Sudema, durante esses anos, nunca realizou qualquer trabalho de educação e conscientização com os profissionais e turistas que vão para Areia Vermelha, muito menos realiza fiscalização para coibir qualquer ação que porventura venha degradar o equipamento. 

“A Secretaria de Meio Ambiente do Município vem realizando ações educativas e fiscalizações permanentes visando justamente cobrir essa lacuna deixada por quem deveria fazer a gestão do espaço. Esperamos que a Sudema possa realmente chamar todos os envolvidos para que, juntos, possamos encontrar o melhor caminho.”

Fábio Cardoso