A agência de viagens 123 Milhas anunciou nesta sexta-feira (18) que iria suspender os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional. A medida afetará viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023. A informação é do G1.
Sem explicar o que seria “persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade”, um dos motivos alegados pela medida, a agência suspendeu temporariamente as transações da linha Promo, e não emitirá as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023″, conforme comunicado publicado no site da empresa.
A agência garantiu que irá devolver integralmente os valores pagos pelos clientes, porém, essa devolução será feita em “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes”.
Ainda de acordo com a agência, esses vouchers poderão ser usados em produtos da 123 Milhas. No comunicado, entretanto, a empresa não deixou claro se haverá ressarcimento em dinheiro, para uso além de seus serviços.
“Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto”, diz a nota da companhia.
O G1 preparou uma arte com algumas perguntas e respostas para orientar os clientes da 123 Milhas, explicando que tipo de procedimento devem fazer para não ter prejuízos.
- Para quem já recebeu a passagem, o localizador ou o e-ticket, a viagem está confirmada.
- Os pedidos da linha “Promo” com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 não serão emitidos. Nesse caso, a empresa informou que irá devolver integralmente os valores já pagos pelos clientes. A devolução será por meio de vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado.
- A empresa orienta que os compradores já solicitem seus vouchers. A devolução, segundo a 123 Milhas, será feita nas mesmas condições dos clientes que embarcariam até dezembro de 2023.
- Os vouchers recebidos pelos clientes da linha “Promo” poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da data de solicitação.
- A solicitação poderá ser feita pelos canais oficiais da agência: www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br, na aba “Promo 123”; ou pelo WhatsApp (31) 99397-0210.
Abav da Paraíba confirma que paraibanos relataram problema
O presidente da Abav-PB (Associação Brasileira das Agências de Viagens, seccional Paraíba), Breno Mesquita, revelou, neste sábado (19), que já teve conhecimento de diversos clientes paraibanos que foram atingidas com a medida da 123 Milhas. O executivo aconselha que essas pessoas procuram os canais da agência e, em caso não seja resolvido, procurem os órgãos de defesa do consumidor no caso Procon.
Fábio Cardoso