The Town 2023: Maior festival de São Paulo começa neste sábado com programação que traduz a efervescência da capital paulista

Destaque Eventos Culturais

O sonho vai se tornar realidade! Faltam menos de 24 horas para a primeira edição histórica do The Town, festival dos mesmos criadores do Rock in Rio. Neste sábado (03), às 14h, a Cidade da Música abre seus portões e promete surpreender os fãs com uma estrutura nunca antes vista no Autódromo de Interlagos. E se engana quem pensa que a cidade é apenas da música. Para trazer a atmosfera e toda efervescência da capital, as grandiosas cenografias dos espaços, sendo seis palcos, são inspiradas na arquitetura de São Paulo.

Os fãs deverão se planejar para aproveitar as mais de 235 horas de música com shows memoráveis e inéditos, assim como festas famosas na noite paulistana. A gastronomia é destaque no Market Square e nas diversas opções de alimentação distribuídas no gramado.  O que também vai chamar atenção do público são as artes visuais, tão importantes para a cultura da cidade e que estarão representadas por nomes de destaque no cenário local, como OSGEMEOS, que prometem uma apresentação de tirar o fôlego no New Dance Order. Um espetáculo musical original, brinquedos gigantes e ativações de marcas completam a programação, embalada com um robusto projeto de acessibilidade e pluralidade pensado para acolher todos que passarem pela The Town. Quem não quiser perder a oportunidade de levar para casa uma lembrança, a Loja de Produtos oficiais é parada obrigatória.

“Não dá para falar de São Paulo sem falar em artes plásticas, urbanas e tecnológicas, em teatro e, claro em música. O que estamos fazendo aqui é uma grande homenagem, é representar a capital em todas as suas nuances. Para isso, reunimos um time de primeira com artistas que vão fazer uma verdadeira ocupação da Cidade da Música com muita arte urbana. Nosso musical, pela primeira vez, vai acomodar o público sentado e terá uma tecnologia inédita na iluminação: com trackers, transmissores e emissores de rádio frequência, que conectam bailarinos à iluminação”, conta Luis Justo, CEO do festival.

“Na montagem do line-up dos palcos, tivemos uma atenção especial à pluralidade e aos pedidos dos fãs. Para representar as mulheres, trouxemos grandes divas do pop nacional, como Iza e Luísa Sonza, e a internacional do soul music, Joss Stone, entre outros nomes. O Bruno Mars, um artista que a gente já tentava trazer há muito tempo e que, este ano, conseguimos com duas datas, se junta aos outros headliners desta edição: Maroon 5, Post Malone e Foo Fighters. O Factory traz toda referência do trap e da música urbana. No São Paulo Square o blues e o jazz são os destaques. É uma programação robusta e sugerimos que todos cheguem cedo para aproveitar ao máximo”, conclui.

Arte em todos os lugares 

No New Dance Order, palco dedicado à música de pista, OSGEMEOS prometem um espetáculo de imagem e som de tirar o fôlego. A dupla vai unir música e arte para um show cujos detalhes estão guardados a sete chaves. Nos telões do palco, o trabalho de Indio San vai mostrar o resultado da tecnologia a favor das artes com uma centena de personagens criadas a partir do uso de Inteligência Artificial, com refinamento humano para uma narrativa futurista e mensagens positivas sobre a construção de um mundo melhor.

Já a área em frente ao espaço ambienta o Jardim das Artes. A esfera símbolo do festival ganha novos contornos com grafites inspirados nas características da capital e expressões comumente usadas para se referir à cidade. Reconhecidos na cena da capital, os artistas convidados são uma amostra da pluralidade presente no festival: a terra da garoa estará no trabalho de Amanda Pankill, enquanto a selva de pedra se mistura às cores dos ipês na obra de Kelly Reis, Soberana Ziza, Kuêio, Barbara Godoy, Grego Negritoo, Highraff e Pardal também assinam as artes das esferas.

O The One vai se transformar em uma verdadeira exposição. O palco será suporte para a exibição de videoartes, selecionados a partir de uma curadoria conjunta dos creators da Rock World com o artista visual Batman Zavareze, que serão exibidos ao longo dos cinco dias de festival. Além do próprio Batman, a lista de artistas conta com Dimitre Lima, Indio San, Criola, Gabriel Wickbold, René Machado, Kuêio, Vitor Prudi, Rond Ézer e Jean Rosa.  Já o Factory, palco dedicado à música urbana, terá uma intervenção de Clara Leff, que se destaca por seus trabalhos ultrarrealistas. No São Paulo Square, o público poderá acompanhar artistas de urban sketchers – que praticam o desenho em locações a partir de observações do cotidiano. A Área VIP vai ambientar uma exposição de Gabriel Wickbold e a área do The Town Club será grafitada com um mar de prédios por Cadumen, que também terá suas obras expostas nos camarins.

Festival promove Leilão Fans For Change com guitarras autografadas e itens exclusivos

O maior festival de São Paulo começa oficialmente no próximo sábado, dia 2 de setembro, mas, antes mesmo de abrir seus portões para cinco dias mágicos, já vem fazendo a diferença na vida de 290 famílias da Favela do Haiti. Agora, o The Town convoca o público a se engajar no projeto Favela 3D por meio do Leilão Fans For Change, que que une festival, fãs e artistas Por um Mundo Melhor.  É uma oportunidade para os fãs que desejam contribuir diretamente com o projeto, que promove o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias. Dentre os produtos disponíveis para o leilão estão guitarras assinadas por Pabllo Vittar e Barão Vermelho + Detonautas. Ao longo do festival, novas guitarras e outros itens serão incluídos no leilão. Lances já podem ser dados por meio do site: https://community.esolidar.com/pt/b/fansforchangebr.

Loja de produtos oficiais 

No maior festival de de São Paulo, a moda não poderia ficar de fora. Localizada entre os palcos Factory e São Paulo Square, a loja de produtos oficiais reúne produtos variados com a temática do The Town. É o espaço ideal para quem não abre mão de levar para casa boas memórias e lembranças físicas desta primeira edição histórica do festival. São camisas de diversos modelos e estéticas, casacos, jaquetas, moletons, cangas, lenços, bonés, gorros, buckets e meias para adultos e crianças de todos os gêneros e gostos. A vitrine também conta com assessórios variados como necessaires, bolsas, pins e mochilas, além de itens para casa entre canecas, copos, garrafas, imãs e muito mais.

Aplicativo do The Town e transportes públicos: como se organizar para o festival 

Com uma programação pensadas para todas as tribos, a dica é chegar cedo se organizar para não perder nada. Já está disponível o aplicativo The Town, onde o público consegue conferir os horários das atrações e criar uma agenda personalizada. O app conta com um mapa em realidade aumentada, produzido pela Context, que ajudará o fã a se localizar. Também é possível comprar antecipadamente o chope da Heineken, em uma ação inédita com a patrocinadora master do festival.

Por conta dos bloqueios das ruas no entorno do Autódromo, táxis, carros particulares e de aplicativo não conseguirão chegar ao local. A ação tem como objetivo garantir maior segurança de moradores da região e do público que vai acessar o festival. Por isso, a organização reforça o uso dos transportes públicos, com trens e metrô funcionando 24 horas nos dias de The Town. O desembarque do trem será na “Estação Autódromo”, que fica a menos de 700 metros de distância do portão de entrada, equivalente a 8 minutos de caminhada até a entrada – passando por acessos e percursos já dentro do Autódromo, pensados para que o fã já tenha atrativos assim que atravessar as catracas. Também haverá a linha de ônibus oficial do The Town, com saídas a cada 20 minutos, de sete pontos de embarque diferentes e com desembarque a 300 metros do portão de entrada da Cidade da Música. Para reservar vagas de ônibus e transportes coletivos nos bolsões de estacionamento acesse:  https://www.coopark.com.br/estacionamento/estacionamento-estacao-via-mobilidade-the-town/?eventoId=2743

Pela primeira vez um festival terá o funcionamento 24 horas de toda a rede de metrô e trens de São Paulo. A partir da 00h00, durante os cinco dias de The Town, apenas a Estação Autódromo permanece aberta para embarque do público – sendo assim, todas as restantes funcionarão apenas para desembarque. Desta forma, o público não precisa se preocupar com a volta para casa, podendo aproveitar o festival até o fim e sair com segurança da Cidade da Música.  Quem optar apenas pelo uso do serviço regular 24h poderá adquirir as passagens de ida e volta nas bilheterias físicas e nos demais canais oficiais do Bilhete Único e TOP até os dias de festival.  As principais estações das linhas 4, 5, 8 e 9 oferecerão conexões com táxi e transporte por aplicativo durante todo o período de funcionamento. Além disso, algumas das estações terão disponíveis uma rede de estacionamentos integrados para ônibus fretados, vans e automóveis.

Outra novidade é a parceria pioneira com a ViaQuatro, ViaMobilidade Linha 5 e ViaMobilidade Linhas 8 e 9. Quem for ao The Town, além de poder utilizar as linhas 4, 5, 8 e 9 por 24h, terá alguns serviços especiais a disposição: a parceria prevê trens expresso para a ida e semiexpresso na ida e na volta do Autódromo. As passagens para os serviços especiais podem ser adquiridas apenas antecipadamente, através do site https://www.passaporte.viamobilidade.com.br. Os passaportes expressos custam a partir de R$ 40, enquanto os semiexpressos têm preços a partir de R$ 15. Os valores contemplam os bilhetes de ida e volta.

No momento da compra, será preciso escolher um dos serviços especiais, selecionando o horário de embarque e a estação de preferência. No dia do festival, as pessoas deverão apresentar o código da passagem para realizar o embarque e a validação para essas mobilidades será separada do serviço regular, por meio de QRCode. Os caminhos até a plataforma de embarque serão sinalizados e orientados por agentes das estações especialmente treinados, em áreas designadas nas plataformas das estações selecionadas, não interferindo no embarque dos passageiros dos serviços regulares.

Na volta, o expresso e semiexpresso serão unificados em um único serviço especial, possibilitando ainda que usuários possam desembarcar em estações diferentes daquelas usadas para seu embarque na ida ao evento. O código deverá ser apresentado na estação Autódromo para que todos retornem em segurança.

Outra forma de chegar à Cidade da Música é o serviço de ônibus oficial do The Town, que terá sete pontos de embarque em diferentes locais, com saídas a cada 20 minutos e desembarque a 300 metros do portão de entrada da Cidade da Música. Os valores das passagens de ida e volta custam entre R$ 10 e R$ 50, de acordo com o ponto de embarque escolhido, e os bilhetes já podem ser comprados por meio do site: https://www.ingresse.com/the-town-express-oficial.

O ônibus oficial do The Town, operada pela empresa RAAR, terá linhas expressas, ou seja, sem paradas no caminho, com 100% da frota adaptada para PDC. A compra da passagem é com horário pretendido, mas não obrigatório, sendo possível embarcar em um horário diferente do sinalizado. O bilhete será identificado por um QR Code e, no momento do embarque, o passageiro recebe uma pulseira que garante a volta. As partidas para a Cidade da Música acontecem entre 10h e 20h, com saídas a cada 20 minutos, e em sete pontos diferentes: Terminal Parque Dom Pedro II (Av. do Exterior, s/nº – SÉ), Terminal Barra Funda (Avenida Mário de Andrade ,664. Barra Funda. Junto à estação Palmeiras -Barra Funda), Aeroporto de Congonhas (Praça comandante Lineu Gomes – s/n, vila congonhas – São Paulo), Morumbi Parque (Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 16741 – Jardim Fonte do Morumbi), Terminal Vila Yara (V. dos Autonomistas, 500 – Vila Yara, Osasco), Terminal Itaquera – Shopping/Metrô (Avenida Dr. Luís Aires, s/n°) e Terminal Penha (Av. Cangaíba, 130 – Cangaiba).

Na saída da Cidade da Música, os ônibus estarão disponíveis para retorno a qualquer horário mediante a lotação do público. Todos os embarques serão encerrados e os veículos liberados mediante a capacidade máxima dos mesmos. O local de embarque será próximo do portão 9 do Autódromo de Interlagos, o mesmo do desembarque na chegada. Os passageiros receberão uma pulseira de identificação que será sua garantia de volta, portanto a mesma não pode ser violada.

Ingressos para a primeira edição do The Town estão disponíveis para ativação no aplicativo Quentro

As pessoas deverão baixar seu(s) ingresso(s) diretamente no seu smartphone utilizando o aplicativo Quentro, onde os ingressos ficarão salvos e poderão ser transferidos, se for o caso.

O Quentro, único app de ingressos aceito no acesso ao festival, é compatível com os aparelhos Android e iOS. Além disso, o app conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e muito fácil de utilizar. O QR Code é constantemente e automaticamente atualizado e não serão reconhecidos no acesso prints de tela e impressões.  O app funciona de forma offline e não é necessário ter internet no telefone para acesso ao festival.

O ingresso no Quentro já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival. Se a compra foi feita com intuito de presentear outra pessoa, ele é transferível através do próprio aplicativo informando o e-mail do recebedor. Após a transferência e aceite, o titular da compra não terá mais acesso ao ingresso transferido. Importante lembrar que a transferência só poderá ser realizada até às 23h do dia anterior do dia do show.

Na entrada do festival, basta abrir o aplicativo Quentro e selecionar o ingresso referente à data em questão. Em seguida deverá posicionar a tela do seu celular com a parte do QR code de frente para o leitor da catraca. Após estes passos, o fã estará apto a entrar na Cidade da Música e aproveitar todas as experiências que o evento oferece.

Cada ingresso digital só permitirá um único acesso às dependências do evento. Após o primeiro acesso, novas tentativas com o mesmo ingresso digital não serão autorizadas.

Saiba mais sobre o ingresso digital, aqui.

Com três dos cinco dias de festival já esgotados, público geral ainda pode adquirir ingressos para datas em que Post Malone e Maroon 5 são headliners do Skyline 

Os fãs do The Town já podem garantir seu lugar e entrar para a história do festival. Com os dias em que Post Malone e Maroon 5 ainda disponíveis para venda, o público pode adquirir ingressos por R$ 815 a inteira e R$ 407,50 a meia-entrada e sem a cobrança de taxas adicionais. Pode ser efetuada a compra de até 04 (quatro) ingressos por dia de festival por CPF, sendo no máximo 01 meia-entrada por dia, por CPF. Os clientes que adquirirem meia-entrada terão que inserir no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade da Música, no dia do evento. O pagamento pode ser feito apenas por cartão de crédito. O valor pode ser parcelado em até 6 (seis) vezes sem juros. Já os clientes que efetuarem o pagamento com cartões de crédito Itaú, Credicard ou Iti podem parcelar a compra em até 8 (oito) vezes sem juros.

2 de setembro: Post Malone, Demi Lovato, Iggy Azalea, MC Cabelinho, MC Hariel, MC Ryan SP, Racionais MCs & Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Criolo & Planet Hemp, Orochi & Azzy, Tasha e Tracie & Karol Conka, Teto, Caio Luccas, Kayblack, Urias, Esperanza Spalding, Hermeto Pascoal, São Paulo Big Band, Alma Thomas, Batekoo Aka Freshprincedabahia X Jujuzl X Kiara X Mirands, Tropkillaz “10 Anos”, Osgemeos, “Uma Experiência”, Deekapz X Vhoor Klean Vs Klap, Forro Red Light e o Baile Encanado (Com Mestre Nico, Ella Voa E Furmiga Dub).

3 de setembro: ESGOTADO 

7 de setembro: Maroon 5, The Chainsmokers, Joss Stone, Ludmilla, Ne-Yo, Masego, Angelique Kidjo, Maria Rita, Marvvilla, Afrocidade, Larissa Luz, Hodari, Stanley Jordan, Ivan Lins, São Paulo Big Band, Paula Lima, Gop Tun vs 28room vs Diogo Strausz Live feat Julia Mestre, Shermanology, Kerri Chandler Live, Natasha Diggs Live Horn, L_cio Plants Live, Afterclapp x Shigara x Xaxim.

9 de setembro: ESGOTADO

10 de setembro: ESGOTADO

The Town já nasce gigante

Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil m2, que será totalmente renovada. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil.

Com previsão para receber cerca de 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música, a Cidade da Música contará com seis palcos, onde o público poderá imergir em novas e inesquecíveis experiências. Com cenografia inspirada em ícones da arquitetura paulistana e apresentando uma diversidade única de ritmo e união de tribos, The Town chega a São Paulo com apoio, força e empoderamento de gente grande. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, está previsto um impacto econômico de R$1.7 bilhão, o maior já visto na capital, além de gerar mais de 19 mil empregos diretos.

Uma Cidade que não dorme: The Town oferece entretenimento para todos 

Com Post Malone, Maroon 5, Foo Fighters, Bruno Mars, Demi Lovato, Iggy Azalea, MC Cabelinho, MC Hariel, MC Ryan SP, Bebe Rexha, Alok, Luísa Sonza, The Chainsmokers, Joss Stone, Ludmilla, Yeah Yeah Yeahs, Garbage, Pitty, H.E.R., Kim Petras, Iza, Racionais & Orquestra Sinfônica Heliópolis, Criolo & Planet Hemp, Orochi & Azzy, Tasha e Tracie & Karol Conka, Seu Jorge, Leon Bridges, Ney Matogrosso, Matuê, NE-YO, Masego, Angélique Kidjo, Maria Rita, Wet Leg, Barão Vermelho convida Samuel Rosa, Detonautas, Terno Rei convida Fernanda Takai e Mahmundi, Jão, Gloria Groove, Pabllo Vittar convida Liniker e Jup do Bairro, Marina Sena canta Gal Costa, entre outros já confirmados no line-up, a nova Cidade da Música contará com espaços onde o público poderá usufruir da representação de elementos e locais emblemáticos da cidade.

O palco Skyline é inspirado nos grandes prédios da cidade paulista e é nele que artistas do mundo inteiro irão compor as quatro atrações do dia. O palco The One, será onde a música vai além da música. Com grandes artistas e uma cenografia de tirar o fôlego, inspirada nos museus de arte de São Paulo, os mais de 30 telões de LED que compõe o palco se transformarão em uma verdadeira experiência imersiva, prometendo um show à parte e entregando uma incrível experiência para o público. O palco também vai promover grandes encontros, dar luz a artistas de renome e provocar debates e reflexões.

Do Rio para São Paulo, o New Dance Order estará dedicado à música de pista, passando pelos gêneros house, techno, trance, bass e trap. Tão especial quanto os outros palcos, The Town também conta com a São Paulo Square, espaço inspirado na região em que a cidade foi fundada. Ali se reunirão alguns dos seus principais ícones históricos da arquitetura da cidade.

O festival também traz também os antigos galpões das fábricas para o palco Factory. O espaço terá o mood da cultura urbana com performances de street dance e shows de trap, hip hop e rap. Também não poderia faltar um espaço gastronômico que traz toda a diversidade da culinária paulista — o Market Square e, para completar a experiência, o festival abrigará também a Área VIP, espaço climatizado com buffet assinado por renomado chef e bar exclusivo.

Como num túnel do tempo, um dos locais mais encantadores e concorridos para cliques, selfies e totalmente “instagramável” do irmão carioca do The Town, o Rock in Rio, desembarca diretamente na Cidade da Música – a Rota 85. O espaço é dedicado ao ano que o Rock in Rio ganhou vida, 1985, e colocou o Brasil na rota dos shows internacionais, e estará em total sinergia com o The Town, que realiza sua primeira edição este ano.

O novo e maior festival de São Paulo também terá o “The Town – O Musical”. A produção inédita e concebida exclusivamente pelo time criativo de The Town — um “Originals” — tomará conta de um enorme Domo de 50 metros de diâmetro na Cidade da Música. Com criação de Roberto Medina, direção musical de Zé Ricardo, o festival dá vida a um novo espetáculo, que tem roteiro e direção artística de Charles Möeller. No espetáculo, o público vai ver de perto a história de um músico do interior de São Paulo que, ao ver na TV o anúncio de um novo festival, decide fazer as malas e embarcar em uma jornada pessoal, cultural e artística que o leva pelos diferentes bairros, ruas e cenários da capital, explorando cada recanto e cada ritmo que compõem a diversidade cultural paulistana.

Brinquedos gigantes e radicais estarão presentes na Cidade da Música, trazendo toda uma atmosfera mágica de parque de diversões para o local. Durante todos os dias do The Town, os fãs vão se divertir com a Roda Gigante, aproveitando a vista panorâmica da Cidade da Música; com o Megadrop e a Montanha Russa, as atrações mais emocionantes e divertidas do espaço; e com a Tirolesa, que vai passar na frente do Skyline, proporcionando uma visão privilegiada do palco.

Sobre a Rock World 

A Rock World é a empresa criadora de experiências que nasceu do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio. Com a missão de proporcionar experiências inesquecíveis através da música e do entretenimento, a marca tem como base de sua cultura corporativa a arte de sonhar, de fazer acontecer e inspirar as pessoas através da filosofia de construir um mundo melhor.

Hoje, além do Rock in Rio, a Rock World expandiu sua área de atuação para outros projetos de produção de experiências que abrangem diferentes áreas. No Live Entertaiment, a marca possui o The Town, o novo e maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que acontecerá no Autódromo de Interlagos, em setembro de 2023.  A partir de 2024 a Rock World assume, em parceria com a C3, a produção e operação do Lollapalooza no Brasil.

Na área de Conteúdo, o Rock in Rio Studios é o produto que reforça o DNA da companhia para a criação de conteúdos audiovisuais originais e o posicionamento no mercado como uma marca ainda mais poderosa e potente de comunicação. A Rock World também atua na produção de espetáculos originais, os Originals. O primeiro deles foi desenvolvido em 2022 para o Rock in Rio, o Uirapuru, e para 2023 lança o The Town O Musical.

E para a área de Educação, o Humanorama, o Rock in Rio Academy e o The Town Learning Journey buscam ativar a potência das pessoas para contribuir na construção de um mundo melhor. Ao ampliar sua atuação para tantos campos e diferentes negócios, a Rock World é hoje uma das maiores empresas de criação e produção de conteúdo proprietário de Live Experience no mundo.

Approach Comunicação