Cícero Lucena lança aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que permite a população acessar todos os serviços da gestão municipal

Destaque Paraíba

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lançou, nesta segunda-feira (4), o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ – ferramenta para dispositivos móveis, que possibilita ao cidadão acessar todos os serviços da Prefeitura de forma mais ágil, segura e sem a necessidade de sair de casa. Essa novidade vai auxiliar, por exemplo, a população solicitar e acompanhar demandas como tapa-buraco, iluminação, IPTU, Sine, Procon, Saúde, entre outras.

Durante a solenidade, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, o prefeito disse que o aplicativo vai ajudar a Prefeitura gerenciar a rotina dos serviços no dia a dia de uma maneira mais eficiente em todas as áreas. O gestor ressaltou a participação da população nesse processo, que terá os serviços prestados de maneira mais ágil e satisfatória, sem a necessidade de filas e outras burocracias.

“Uma gestão que tem compromisso com os fatores emergenciais, a rotina do dia a dia, mas, principalmente, pensando no futuro, que não poderia ser diferente se não fosse melhorando a qualidade dos serviços públicos. O nosso avanço é para que esse serviço tenha transparência e compromisso com a população”, afirmou o prefeito, que esteve acompanhado do vice, Leo Bezerra, e vários secretários municipais.

O aplicativo está disponível nos sistemas operacionais Android e IOS, além de ficar disponível, também, no site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada. Para acessar, depois de baixar, é só preencher o número do CPF e a data de nascimento. Todos os serviços possuem campos onde o cidadão pode preencher com o tipo de solicitação desejada, que também pode ser acrescida de fotos ou vídeos.

Projeto já rendeu economia de R$ 16 milhões

Secretário de Administração Municipal, Valdo Alves

O secretário de Administração Municipal, Valdo Alves, disse que a Prefeitura de João Pessoa está entre as mais tecnológicas do País, com investimento em equipamentos nas áreas de Saúde, Educação e na informatização da gestão. O aplicativo está associado a um planejamento de eliminar o papel, que já rendeu economia de R$ 16 milhões anuais. Agora, é o cidadão que terá redução de despesas.

“O cidadão, ao solicitar um serviço, recebe um protocolo de imediato. A cada passo dado dentro dos setores da Prefeitura, ele já será informado por meio de mensagens de como está o andamento do processo. O nosso primeiro projeto digital, o sistema de tramitação de documentos, eliminarmos compra de papel, de aluguel de motos, combustível. Hoje, temos uma economia que não é mensurável, porque ela é para o bolso do cidadão, que não vai precisar se desligar, gastar com passagem, gasolina, imprimindo documentos”, explicou.

O ‘João Pessoa na Palma da Mão’ já está em uso e com os serviços de manutenção liderando entre as principais solicitações da população da Capital. O secretário da Infraestrutura, Rubens Falcão, disse que esse modelo de relacionamento com as pessoas otimiza o serviço e diminui o tempo de execução das demandas.

“Através do aplicativo o cidadão pode acompanhar sua demanda, fazer críticas e sugestões. É muito mais ágil, além de eliminar o papel. Uma solicitação feita cai direto na diretoria competente para aquela atividade. Um problema de alagamento, por exemplo, e todos os outros serviços, da Seinfra e da Prefeitura”, explicou o secretário.

Evento de lançamento do aplicativo reuniu diversos secretários municipais e servidores no CAM

Secom João Pessoa – Fotos Sérgio Lucena