Turismo Cívico em Brasília: viaje pela história do país

Brasil

Em 7 de setembro de 1822 o Brasil proclamou sua independência de Portugal. O evento emblemático definiu a trajetória política e social brasileira, moldando a identidade nacional e estabelecendo os pilares de uma nação soberana. Uma das formas de celebrar a data é a partir do turismo cívico, modalidade em que são visitadas instituições governamentais, monumentos e outros locais de importância histórica, que ajudam a compreender os fatos e os personagens marcantes do passado e do presente do país.

Quando o assunto é turismo cívico no Brasil, Brasília é o primeiro destino que vem em mente. O maior destaque fica com a Praça dos Três Poderes, que abriga as sedes do poder do Estado: o poder Executivo, no Palácio do Planalto; o poder Legislativo, no Congresso Nacional; e o Judiciário, no Supremo Tribunal Federal. “Brasília encontra no turismo cívico sua vocação nata que somente a capital do país pode exercer”, afirma Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.

Na capital federal também é possível passar pelo Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores, o Memorial JK, dedicado a Juscelino Kubitschek, que encabeçou a construção da cidade e o Quartel-General do Exército que é a sede do Comando do Exército Brasileiro, além de outros tantos órgãos que são palcos para decisões acerca do rumo do país. “O mais bacana é que todos esses pontos turísticos estão muito próximos, no centro de Brasília”, comenta Pereira.

Congresso Nacional

Compondo a Praça dos Três Poderes em Brasília, ao lado do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional foi minuciosamente pensado para representar toda a população brasileira, sendo ícone do país e sede do Poder Legislativo. “Visitas ao Salão Negro, Salão Verde, Plenário e a outros pontos importantes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados podem ser agendadas no site oficial do Congresso Nacional e ajudam a compreender melhor a dinâmica do poder no país. Conhecer o centro político do Brasil também é um exercício de cidadania. Além disso, os espaços são exuberantes e ficam guardados na memória”, afirma Pereira.

Supremo Tribunal Federal

No STF, o traço minucioso de Oscar Niemeyer deu leveza à arquitetura, com linhas que criam a imagem de uma plataforma que parece flutuar acima do solo. O vidro complementa a fachada tornando o projeto ainda mais único. “À frente do Supremo Tribunal Federal, encontra-se a Estátua da Justiça, escultura do artista Alfredo Ceschiatti com mais de 3 metros de altura. Trata-se de uma mulher de olhos vendados com uma espada, simbolizando a imparcialidade e a força da justiça”, explica o diretor.

Palácio da Alvorada

A residência do Presidente da República é um dos espaços mais famosos de Brasília. O primeiro edifício público de alvenaria construído na cidade, inaugurado em 1958, também é considerado a pedra fundamental na instalação da nova capital do país. “Localizado em uma península às margens do Lago Paranoá, a obra de Niemeyer traz leveza carregada pelo espelho d’água em frente a edificação, pelas curvas de sua fachada que parecem infinitas e pela escultura em bronze chamada As Iaras, também de Alfredo Ceschiatti”, diz Carlos Eduardo.

Bancorbrás oferece pacotes exclusivos

A Bancorbrás Turismo oferece pacotes de viagens exclusivos para diversos estilos de viagens e modalidades turísticas. A empresa possui parcerias com hotéis e companhias aéreas nacionais e internacionais, e também oferece, como complemento de viagem, traslado para aeroporto e hotel, ingressos para atrações locais, seguro-viagem, aluguel de carro, entre outros serviços. “Trabalhamos com uma equipe especializada que elabora um pacote completo, com itinerário detalhado que se encaixa no que o cliente deseja e planeja para sua viagem”, comenta Pereira.

Assessoria de imprensa