Prefeitura e Governo do Estado iniciam planejamento de intervenções no Centro Histórico de João Pessoa

Destaque Paraíba

A Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, que já desenvolvem parcerias em várias áreas da Capital, a exemplo da construção do Parque das Três Ruas e o Viaduto, nos Bancários, também estão alinhando ações em conjunto para promover uma ampla requalificação do Centro Histórico. Nesta terça-feira (10), o prefeito Cícero Lucena e o vice Leo Bezerra se reuniram com o governador João Azevêdo, na Granja Santana, e deram início ao planejamento, que inclui intervenções nas áreas de habitação, revitalização de praças e prédios, além do projetos de cultura educação.

O encontro também contou com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) – órgãos competentes para a aprovação dos projetos preservação – além das secretarias municipais e estadual. O prefeito Cícero Lucena lembrou que governo e prefeitura já realizam obras no Centro e que, nessa parceria, o que vai ocorrer será a convergência dessas ações, potencializando ainda mais a relação do poder municipal, estadual e federal, em favor da cidade.

Reunião discutiu diversas intervenções do Governo e Prefeitura no Centro Histórico da Capital

“Então, esse chamamento do governador João Azevedo para que a gente, além das ações que estamos fazendo, cada um individualmente, possa agora fazer parte de um projeto de um todo, inclusive com os órgãos reguladores da preservação, como o Iphan e o Iphaep e a própria sociedade civil, que vai participar de um projeto de preservação, social, e econômico. Ganha a cidade de João Pessoa, os moradores e aqueles que nos visitam. Então, fico feliz mais uma vez da demonstração da importância dessa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura”, afirmou o prefeito.

Entre as ações previstas, da Prefeitura, o prefeito elencou alguns que já estão encaminhadas na habitação, a exemplo da demolição do prédio da antiga Proserv para a construção de unidades de apartamentos, o que também vai acontecer com o Edifício das Nações, que além de moradias, haverá ocupação para 280 comerciantes cadastrados. O prefeito também disse que a Prefeitura estuda isentar de tributos como ISS e Alvará de Construção todos os setores que se instalarem na região do Cento.

Nesse pacote de obras e ações, de acordo com Cícero Lucena, ainda tem a requalificação da Avenida Duque de Caxias, que vai se transformar num corredor cultural, restauração das praças Pedro Américo e Rio Branco, projeto de mobilidade, além da construção do Parque Linear do Roger, que está em licitação e será submetido ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para assinatura da ordem de serviço, a desapropriação da área que pertenceu a fábrica Matarazzo, localizada no bairro do Varadouro, para transformar em estúdios e equipamento cultural.

Pelo Governo do Estado, o governador João Azevêdo destacou as obras de restauração do Palácio da Redenção, onde funcionará o Museu da História da Paraíba. O investimento prevê a preservação, adequação e restauração, que deverão ser concluídos no final do ano. O chefe do executivo estadual, que convocou a reunião, reforçou a importância da somatória de forças para garantir avanços para a cidade de João Pessoa.

“A gente percebe aqui um conjunto muito grande de ações que estão acontecendo no Centro Histórico. O que nós estamos planejando é o fortalecimento delas em conjunto, com a participação dos órgãos que são fundamentais nesse processo, como Iphan e Iphaep”, afirmou o governador.

Secom João Pessoa – Fotos Sérgio Lucena