Milhares de pessoas se concentram no Hotel Globo para observar o eclipse anular solar

Destaque Paraíba

As pessoas pararam o que estavam fazendo na tarde deste sábado (14) para admirar o eclipse anular solar que teve início às 15h31, atingindo o auge às 16h45. Um dos pontos de observação preparado pela Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Clube de Astronomia da Paraíba, foi o Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital.

Com uma vista especial, por ser um local que tem a imagem do horizonte limpa, desobstruída de prédios, árvores e postes, o Hotel Globo atraiu moradores da Capital e turistas de diversas regiões do País.

Daniel Marques é fotógrafo no Rio de Janeiro e escolheu João Pessoa como local para a observação. “A gente não escolhe onde vai ser mais visível o eclipse. Eu poderia ter ido para Manaus. Mas eu lembrei que ver o eclipse no pôr do sol é algo único. Aí escolhi João Pessoa. Vim aqui para esse Hotel, que tem uma vista privilegiada, com um rio, além da arquitetura que é alta e muito bom. E digo mais: eu voltaria aqui mesmo sem eclipse, que a cidade é fantástica e o pessoal daqui é sensacional”, disse.

Já o pernambucano Francisco Melo veio com a esposa, Daniele Lacerda, e a filha, Fernanda Melo. “João Pessoa tem um ponto de vista pra lá de privilegiado. Divino, literalmente. Para a gente ter essa oportunidade de contemplar uma coisa tão linda dessa, tão maravilhosa dessa, só Papai do Céu mesmo. É uma oportunidade única, também, porque eu estou hoje com 56 anos”, contou Francisco.

Para olhar fixamente o fenômeno natural, os admiradores tinham que ter em mãos óculos de eclipses, onde os filtros diminuem em 99,99% a luz solar, barrando os raios ultravioletas e infravermelhos, que são nocivos à visão. Outro equipamento indicado pelos especialistas foram as lentes de soldador número 14 ou superior a esse número.

Mesmo quem não tinha nenhum desses equipamentos contou com ajuda das pessoas que emprestavam os óculos de eclipse para observação. O Clube de Astronomia da Paraíba disponibilizou dois telescópios. “Para mim é um momento muito gratificante ter visto o eclipse. Somos muito felizes, porque é uma eventualidade. Então, somos privilegiados por estarmos vivos, primeiramente”, afirmou a vendedora Solange Misael.

Jonathan Oliveira é membro do Clube de Astronomia da Paraíba. Ele falou da importância desse evento para a Ciência. “É uma oportunidade ímpar que nós estamos tendo aqui, hoje. Algo desse tipo levará várias décadas para acontecer novamente, e, acreditamos, que através da Ciência, através da Astronomia, dos estudos científicos, nós conseguimos afastar pessoas de caminhos das drogas, por exemplo, e trazer mais educação, mais cultura, mais conhecimento às pessoas”, declarou Jonathan.

Clube de Astronomia – Fundado em 2019 por alunos do Lyceu Paraibano, o Clube de Astronomia da Paraíba realiza atividades de observação pública, palestrar em eventos científicos e em escolas. Atualmente, o Clube não conta com uma sede física, mas realiza suas atividades em pontos turísticos de João Pessoa.

Quem se interessar em fazer parte do Clube, basta fazer contato pelo Instagram (@astroparaiba), WhatsApp (98649-5988) ou email: lyceuparaibanoclubedeastronomi@gmail.com.

Secom João Pessoa – Fotos Kleide Teixeira