Ministro do Turismo, Celso Sabino, lidera missão brasileira no Uzbequistão

Brasil

Uma delegação brasileira chefiada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, desembarcou nesta segunda-feira (16) em Samarcanda, no Uzbequistão, para representar o Brasil na 25ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT). O evento que reúne autoridades do Turismo de 130 países é realizado a cada dois anos e aprova as ações e estratégias do órgão para desenvolver o turismo globalmente.

Para o ministro, este encontro vem acompanhado de muita expectativa. “Viemos com a missão de assinar o acordo com OMT para a instalação definitiva, no Brasil, do escritório da Organização Mundial do Turismo para toda a América Latina e Caribe, uma honra e uma grande oportunidade de lideramos as políticas do setor em toda a região. E para isso, contamos com o apoio irrestrito do presidente Lula”.

Durante a abertura oficial do encontro, o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziioiev, destacou as medidas que vêm sendo desenvolvidas para impulsionar o turismo e alavancar a economia do país. ” A atividade turística é o fator chave para o desenvolvimento sustentável dos nossos países e é importante para promover a troca de conhecimento e também a tolerância”, afirmou.

“A missão do Brasil na assembleia geral do organismo máximo para o turismo reafirma o compromisso do governo federal de recuperar e fortalecer a imagem do país no cenário internacional e assim atrair cada vez mais turistas para nosso país, promovendo uma transformação social por meio da nossa atividade”, concluiu o ministro.

De acordo com o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, declarou que o caminho para os governos é priorizar a atividade e consequentemente seus cidadãos. “Ao elencar o turismo como prioridade está colocando as pessoas também em primeiro lugar porque está gerando empregos”, disse e destacou a importância da atração de investimentos. “Grandes investimentos têm um grande impacto na vida das pessoas”, finalizou.

Bilaterais – Durante todo o dia, o ministro Celso Sabino esteve reunido com ministros e autoridades do setor. O primeiro encontro foi com o ministro uruguaio, Tabaré Vieira, para discutir ações de promoção regional para atração de turistas de grandes destinos. O fortalecimento da parceria dos destinos do Mercosul também pautou as conversas com a secretária de Promoção turística do Paraguai, Angelita Duarte, e com a secretária de Promoção Turística da Argentina, Yanina Martinez.

Sabino se reuniu ainda com o secretário de Turismo de Portugal, Nuno Fazenda, e com o diretor de promoção turística do Senegal, Mohamadou Manel Fall.

Assessoria de imprensa