Juazeiro do Norte recebe o primeiro pouso de um A321

Aviação Destaque

Nesta terça-feira (31), às 12h20, o Aeroporto de Juazeiro do Norte, no Ceará, recebeu pela primeira vez uma aeronave A321, a maior de corredor único a operar voos domésticos no Brasil. O avião tem capacidade para 220 passageiros e realizou o voo Latam-3548, procedente de Guarulhos (SP), que pousou no Cariri às 12h21, quando 201 passageiros desembarcaram.  

Regularmente, a rota utiliza o modelo A320, com capacidade para 180 passageiros. “A operação com o A321 só se tornou possível após as mudanças realizadas pela Aena, administradora do aeroporto, que implementou no pátio de aviação comercial uma quinta posição, adequada ao modelo da AirBus. Para essa chegada, também foi preparada a sinalização de pátio”, destaca Ítalo da Silva Gonçalves, diretor do Aeroporto de Juazeiro do Norte.

Pouso histórico da LATAM no aeroporto de Juazeiro do Norte

Ao longo dos últimos meses, a Aena realizou uma série de transformações para tornar pousos e decolagens mais seguros e adequados às normas vigentes em Juazeiro do Norte, contemplando também o pátio da aviação geral, que recebeu intervenções no pavimento e sinalização horizontal. As torres de iluminação foram substituídas nos dois pátios, e agora o aeródromo ganha mais segurança nas operações noturnas.

Adequações também foram feitas nas pistas de taxiamento, com implantação de nova sinalização vertical e horizontal. A pista de pouso e decolagem recebeu fresagem asfáltica, nova sinalização horizontal e vertical e outros ajustes. Foram instaladas RESAs (Áreas de Segurança de Fim de Pista) nas duas cabeceiras, e uma delas, a 31, ganhou um Papi (Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão), permitindo a chegada segura de aeronaves pelas duas extremidades.

Terminal de passageiros

O Aeroporto de Juazeiro do Norte foi inaugurado pela Aena no dia 14 de setembro, com investimentos abrangendo todo o terminal de passageiros, que foi totalmente requalificado. A transformação foi completa, incluindo a demolição de uma parte do prédio antigo e áreas mais confortáveis, modernas e espaçosas para circulação de passageiros. O terminal mais que duplicou de tamanho – passando de 2,5 mil para 6,5 mil m2 – e de capacidade operacional, podendo atender agora 1000 passageiros no embarque e desembarque, no horário de pico.

Foram renovados fachada e saguão, e passaram por ampliações e reformulações as áreas de embarque e desembarque, setor comercial, incluindo alimentação e varejo. O estacionamento também teve grande incremento de segurança: ele foi ampliado e reestruturado, dobrando o número de vagas e ganhando melhorias na iluminação, ordenamento e acessibilidade. A rodovia CE-292 foi desviada e requalificada pela Aena para que deixasse de atravessar o espaço dos carros, e agora tem mais faixas de rolamento.

Assessoria de imprensa – Fotos: Ítallo Rodrigues