MSC Cruzeiros confirma a encomenda de dois novos e avançados navios em termos ambientais da classe World

Cotidiano

A MSC Cruzeiros confirmou, nesta segunda-feira (12), a encomenda de dois novos navios movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) junto ao estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique. Com isso, as encomendas dos dois novos navios da classe World agora são consideradas como pedidos firmados, com a possibilidade para um quinto navio da classe. Os dois novos navios encomendados – atualmente denominados como Classe World 3 e 4 – serão entregues em 2026 e 2027.

O MSC World Europa e o MSC World America já estão entre os navios com a maior eficiência energética da indústria, com desempenho significativamente melhor do que o requisitado pelo Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO), e os novos navios serão uma evolução do modelo de última geração da classe World, com soluções inovadoras para maximizar a eficiência energética, incluindo a ampliação do sistema de recuperação de calor e outras soluções tecnológicas, o que fará com que os navios tenham uma emissão de carbono ainda mais reduzida.

Além disso, os novos navios estarão prontos para utilizarem uma variedade de combustíveis alternativos, incluindo biocombustível, combustível sintético e metanol verde. Os navios também serão equipados com a última geração de motores dual fuel de combustão interna com menor emissão de metano.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, afirmou: “Estamos orgulhosos em continuar a nossa parceria de 20 anos com o estaleiro Chantiers de l’Atlantique, com quem já construímos 18 navios e estamos com o 19º em construção. A classe World é um protótipo verdadeiramente inovador e, juntos, estamos construindo alguns dos navios mais avançados do mundo. Estamos empenhados em pesquisar e investir em futuras tecnologias ambientais à medida que estas se tornem disponíveis, para garantir que continuemos progredindo em nossa jornada de descarbonização para alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.”

Laurent Castaing, Diretor Geral do Chantiers de l’Atlantique acrescentou: “Em um momento difícil para a indústria de construção naval europeia, a MSC Cruzeiros demonstrou a sua confiança na nossa capacidade e competência com estas encomendas. Gostaríamos, portanto, de expressar a nossa gratidão à MSC Cruzeiros pela confiança renovada neste momento crucial. Além disso, a MSC Cruzeiros, procurando sempre reduzir o impacto ambiental de seus navios de forma rápida e significativa, aceitou um custo adicional significativo para melhorar a eficiência energética destes novos navios que, de acordo com o índice EEDI da IMO, emitirá 50% menos CO2 do que o valor de referência de 2008 da IMO.”

Castaing continuou: “Gostaríamos também de agradecer ao nosso governo, cujo apoio à nossa política de pesquisa e desenvolvimento para tornar nossos navios mais ecológicos nos permitiu atender às expectativas do cliente para este pedido.”

Os novos navios da classe World contarão com conectividade de energia proveniente de terra para reduzir as emissões de carbono nos portos, os mais avançados sistemas de tratamento de águas residuais projetados em conformidade com a IMO, novos avanços na gestão de resíduos, e uma gama abrangente de equipamentos de eficiência energética a bordo para otimizar o uso do motor e as necessidades energéticas para reduzir ainda mais as emissões.

Os dois novos pedidos estarão sujeitos a acesso a financiamento, conforme prática do setor.

MSC World America

Primeira entrega em 2025 para o mercado norte-americano

O primeiro navio movido a GNL da MSC Cruzeiros, o MSC World Europa, foi lançado em novembro de 2022 e o MSC World America será entregue em 2025, projetado para o mercado de cruzeiros norte-americano. O navio, atualmente em construção no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, na França, atingiu no mês passado um marco quando foram instalados tanques de GNL. O MSC Euribia, navio da classe Meraviglia construído pelo estaleiro francês, também é movido a GNL e entrou em serviço em junho de 2023.

O GNL é o combustível naval mais limpo do mundo, disponível em grande escala atualmente, e deverá desempenhar um papel fundamental na transição para a descarbonização do transporte marítimo internacional. Reduz substancialmente as emissões locais de poluentes atmosféricos, como óxidos de enxofre em até 99% e óxidos de nitrogênio em até 85%. O GNL também desempenha um papel fundamental na mitigação das alterações climáticas, uma vez que proporciona uma redução de até 20% nas emissões de gases com efeito de estufa e está preparando o caminho para a utilização de combustíveis não fósseis sustentáveis, como o bio-GNL e o GNL sintético.

À medida que os biocombustíveis e os sintéticos se tornarem disponíveis em escala, as emissões dos navios da classe World da MSC Cruzeiros serão ainda mais reduzidas.

O GNL é fundamental para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono para o transporte marítimo, uma vez que tecnologias emergentes, como as células de combustível, podem ser operadas com GNL até que o bio-GNL, o e-metano ou o metanol verde com emissões zero estejam disponíveis em escala.

A MSC Cruzeiros e o estaleiro Chantiers de l’Atlantique estão ativamente envolvidos em vários projetos para desenvolver e viabilizar estas tecnologias em parceria com órgãos reguladores, universidades e a indústria.

Assessoria de imprensa