Mapa aponta que débitos com bancos e cartões são os mais comuns entre os consumidores paraibanos

Cotidiano

As dívidas relacionadas a contas básicas, como luz, água e gás, diminuíram 0,21 ponto percentual entre setembro e outubro, passando de 17,84% das pendências financeiras na Paraíba para 17,63%%. O dado é da edição mais recente do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, que reúne informações do mês de outubro de 2023.

O levantamento aponta ainda que os débitos com bancos e cartões são os mais comuns entre os consumidores paraibanos (35,90%). Já as dívidas financeiras e de varejo representam 20,20% e 9,22% das pendências, respectivamente.

O número de paraibanos inadimplentes teve leve alta em outubro. Foram 1.17 milhão em setembro contra 1.18 milhão em outubro. Desse total, 53,9% são mulheres e 46,1% são homens. As faixas etárias mais afetadas são as de 26 a 40 anos de idade (35,1%) e de 41 a 60 anos de idade (34%).

Feirões Serasa

A Serasa promove diversas ações para combater a inadimplência no Brasil. Entre elas, destacam-se feirões para negociações de dívidas.

Após realizar eventos em Campinas (SP), na capital paulista e em Salvador (BA) no início do mês, a Serasa planeja novos feirões pelo Brasil. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE) receberão iniciativas entre os dias 21 e 25 de novembro.

Além disso, é possível quitar dívidas por meio do feirão online, que teve início em 30 de outubro e estará disponível ao público até 30 de novembro.

Assessoria de imprensa