Viagem internacional com os filhos: cuidados que devem ser tomados

Cotidiano

Uma viagem internacional com as crianças pode criar uma das memórias mais inesquecíveis com a família. Independentemente do roteiro ou do destino, pode ser uma grande experiência enriquecedora em todos os aspectos.

Embora o cuidado com um destino ideal e um roteiro planejado seja visto como ponto crucial, há uma série de cuidados que também precisam ser tomados para que tudo saia conforme o planejado e não cause problemas maiores durante a viagem.

Documentação
Talvez este seja um dos tópicos que mais demanda atenção dos pais que estão indo viajar com os filhos para fora do país. É preciso conferir se todos estão com os passaportes e as eventuais autorizações e vistos em ordem.

Isso é necessário ser visto com uma boa antecedência da viagem em si, uma vez que a ausência de documentos pode até mesmo impedir o embarque. Cada requisito muda de país para país, por isso uma minuciosa pesquisa deve ser feita.

Vacinas e seguro de saúde
Dependendo do destino, vacinas específicas, como a da febre amarela, podem ser requisitadas. Não só por isso, mas também por uma questão de segurança dos filhos, a carteirinha de vacina deve estar atualizada e em dia. Ainda no quesito de saúde, um seguro pensando em eventuais problemas que podem acontecer durante a viagem é essencial.

Isso porque, dependendo do país, os serviços médicos podem ser muito caros. Em casos de acidentes ou doenças, um seguro de saúde garante toda a segurança da família.

Escolha atividades que englobem a faixa etária dos filhos
Existem destinos, como a Disney, que podem ser mais adequados para quem viaja com os filhos. Entretanto, independentemente do país e do local escolhido, é importante pensar em roteiros e atividades que englobem a faixa etária dos filhos para ser uma viagem, realmente, em família.
Não é uma boa escolha, por exemplo, viajar para um local que seja destino para um público mais velho somente se a viagem está sendo feita com crianças. O ideal é algo que consiga divertir todo mundo.

Pensar na bagagem
Ao viajar com os filhos, é muito importante pensar na bagagem para levar tudo que será preciso, mas evitando excesso. O ideal é organizar e levar roupas e calçados que possam ser versáteis, como um tênis Adidas infantil, que pode funcionar e ser útil para diversos momentos e ocasiões durante uma viagem internacional.

Ter uma boa comunicação
Caso seja a primeira vez viajando internacionalmente com os filhos, ter uma boa comunicação é essencial. Muito por uma questão de segurança, uma vez que estarão em um lugar novo e longe de casa, é preciso explicar todos os cuidados e como proceder em caso de emergências. Uma dica é passar para os filhos algumas palavras-chave do idioma local.

Planejamento
Para uma viagem com os filhos dar certo, pensar em tudo com antecedência e cuidado é crucial. Todos os detalhes devem ser pensados para criar uma experiência boa e única para todos os envolvidos.

Redação