Nutricionista dá dicas para uma ceia natalina saudável

Gastronomia

Com a chegada das festas de final de ano, muitas pessoas se preocupam com as restrições da dieta. Para a nutricionista Radmila Ribeiro, mestre em Saúde Pública e docente da UNINASSAU Campina Grande, alimentação vai para além de um simples planejamento de cardápio. A dica da especialista é moderação.

“Esse período é um momento de confraternização, relembrar o sabor da comida que tanto ama e encerrar mais um ciclo. O primeiro passo é comer apenas o necessário, ou seja, a quantidade suficiente para saciar. O ideal é ter uma salada como base do prato e evitar frituras e doces”, recomenda.

Se existe uma quantidade certa ou não de consumo de comida nas confraternizações, a nutricionista ressalta que cada pessoa precisa avaliar a atual situação de saúde. “Caso tenha uma dieta restritiva, em virtude de doenças, é importante seguir a orientação de um profissional da área, pois alguns alimentos devem ser evitados. Se for uma pessoa saudável, coma apenas o suficiente e não exagere nos pratos gordurosos, açucarados e que podem trazer algum desconforto depois”, acrescenta.

Para manter uma dieta saudável, a nutricionista sugere comer frutas e optar por carnes brancas ou menos gordurosas. Ela também alerta para o cuidado com o consumo excessivo de álcool. “Se exagerar e acordar com ressaca, procure se hidratar bastante, bebendo muita água, água de coco ou isotônicos, e consumir frutas e sucos. A alimentação leve facilita a digestão”.

Assessoria de imprensa