Já está à disposição do mercado nacional a edição 2024 da Revista Mercado & Eventos, um produto jornalístico especializado em Turismo e produzido pela equipe da empresa. A edição deste ano da revista – que completa 20 anos – tem como tema de capa a Paraíba e o seu mais novo produto: o Paraíba-se, lançado no final de 2023 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo).
A divulgação nacional do novo roteiro, na opinião da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, é o primeiro grande presente de 2024 para o turismo paraibano. De acordo com ela, a reportagem sobre o novo roteiro fez parte de uma estratégia de marketing realizada pelo Governo para potencializar o produto. Nesse sentido, foi elaborado um grande famtour com a participação de representantes das maiores operadoras de turismo do Brasil, além de imprensa especializada, entre elas jornalistas dos dois maiores veículos, o Panrotas e o Mercado & Eventos.
Rosália Lucas disse que a jornalista do Mercado & Eventos, Ana Azevedo, acompanhou “intensamente” toda a programação, ouvindo depoimentos de agentes de viagens que ficaram impressionados com o potencial do roteiro, além dos registros fotográficos.
Durante toda a programação o grupo conheceu diversos equipamentos a exemplo da Casa de Cumpadre, no distrito de Galante; a Roliúde Nordestina, em Cabaceiras; Campina Grande e os seus festejos juninos; o Brejo com os seus engenhos de cachaça; além do pôr do sol, contemplado no Lajedo de Pai Mateus, no Ave Maria sertaneja – registrado na capa da revista. “Foram momentos de intensa magia”.
O famtour, segundo a secretária de Turismo, foi um trabalho colaborativo com a participação do Governo do Estado, municípios, Sebrae, Fecomércio-PB, com apoio da Azul Linhas Aéreas, que apostaram em um grande produto nacional.
A equipe foi formada por 18 representantes das empresas como a Azul Viagens, CVC, Visual, FRT, Orinter, Cativa, Abreu, Ambiental, Diversa, Panrotas, Mercado e Eventos, Trend e New It teve a oportunidade de vivenciar o roteiro com duração de sete dias oferecido no pacote, que visa promover o turismo local e estimular a economia dos municípios participantes.
O Paraíbe-se busca evidenciar o turismo cultural, de aventura, rural e gastronômico em sete cidades de quatro regiões turísticas da Paraíba: Borborema (Campina Grande e Queimadas), Cariri (Boqueirão e Cabaceiras), Brejo (Areia e Bananeiras) e Curimataú (Araruna).
Roteiro Paraíba-se: https://paraibese.destinoparaiba.pb.gov.br/
Dia 0 – Jantar na Varanda do Cumpade
Dia 1 – City Tour na Cidade do Maior São João do Mundo
Dia 2 – Viva o São João no Sítio
Dia 3 – Visita Luthieria e Pôr do Sol no Lajedo do Marinho
Dia 4 – Um dia na Casa de Cumpade
Dia 5 – A Roliúde Nordestina
Dia 6 – Rota dos Engenhos e suas cachaças
Dia 7 – Charme e aventura no Brejo ParaibanO
Dia 8 – Pedra da Boca
Fábio Cardoso – Fotos Alessandro Potter/Governo-PB