Governo da Paraíba firma parcerias para divulgar cachaça no evento BTL Lisboa

Destaque Paraíba

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), está firmando parcerias com o Sebrae e a Fecomércio, para divulgar a cachaça paraibana num dos maiores eventos de turismo da Europa, a Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL Lisboa.

Para isso, os órgãos assinaram na segunda-feira (5) um acordo de cooperação técnica que vai viabilizar a participação de nove empresários fabricantes de cachaça de alambique na rodada de negócios no evento, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, na capital portuguesa. Pela primeira vez, a Paraíba vai marcar presença na feira internacional com um estande próprio de 54m².

O protocolo tem como objetivo difundir os valores históricos, culturais, econômicos por meio da bebida genuinamente brasileira, a cachaça, fomentando a comercialização de produtos, aproximando novos mercados e consumidores e impulsionando a economia e o turismo do Estado no mercado internacional, mediante promoção da “Brasil Cachaças, Paraíba em Lisboa”.

A secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, afirma que as ações conjuntas vão beneficiar o turismo, comércio, economia criativa e desenvolvimento econômico do estado. “A Bolsa de Turismo de Lisboa é uma Feira importante para buscarmos investimentos internacionais e a cachaça paraibana um produto associado ao turismo de alto valor agregado. Por isso, a BTL poderá proporcionar uma oportunidade excelente de abrir mercado para exportação do produto”, aposta a secretária.

O presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena, explica que a Paraíba é um destino importante para o mercado português e a BTL uma chance de fortalecer as relações não só com o trade turístico, mas com a economia europeia. “Vamos promover o Destino Paraíba e apresentar a nossa cachaça, reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade e variedade”.

Caberá aos órgãos participantes dar apoio técnico ao desenvolvimento das ações que serão implementadas para o sucesso da Missão Paraíba/Lisboa no que se refere à realização e acompanhamento dos resultados, envolvendo gestores de projetos e o capital humano técnico competente.

Além de Rosália Lucas e Ferdinando Lucena, assinaram o termo o diretor superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Gonçalves, e o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, representando ainda o Sesc e o Senac.

Assessoria de imprensa