Começa neste sábado a Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável de Santa Luzia (PB)

Destaque Paraíba

Começa neste sábado (24) a Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável de Santa Luzia, edição 2024. Com a experiência da primeira, realizada ano passado, a organização, tendo à frente o grupo Yayú Aventura, decidiu adotar o tema “Celebrando a Natureza, Cultura e Sustentabilidade” para este ano.

Até o dia 3 de março, serão realizadas atividades que integram ecoturismo, educação ambiental, cultura e desenvolvimento sustentável. “Com o sucesso marcante da edição de 2023, esta nova versão se propõe a ir além, enriquecendo ainda mais a conexão entre nossa comunidade e o meio ambiente” garante Manoel Boaventura, coordenador do evento.

Entre as novidades deste ano, destaca-se o lançamento da proposta de criação do Geoparque Sabugy, integrando fundamentos da Unesco e princípios do Ecoturismo com padrões globais de conservação, preservação do patrimônio geológico, paisagístico e cultural da região e desenvolvimento sustentável. Para esse lançamento, que ocorrerá na noite deste sábado, foram convidadas várias autoridades, como prefeitos e gestores de turismo, de meio ambiente e de cultura.

Outras novidades que a Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável de Santa Luzia 2024 traz são a incorporação de elementos culturais locais, como a criação das rotas do Cangaço e das Pinturas Rupestres; um balão de ar quente de 23 metros de altura e uma corrida de Trail Run na Caatinga, percorrendo os caminhos da mata do Pico do Yayú.

Nas ações ligadas à Educação Ambiental, ocorrerão atividades visando à conscientização para preservar e celebrar a herança cultural da região. Entre elas, oficinas e visitas especiais objetivando capacitar jovens como agentes transformadores e defensores do meio ambiente e do patrimônio cultural da região.

Da programação constam trilhas ecológicas, muro de escalada, curso de rapel, cachoeirismo, workshops, balão de ar quente, tirolesa urbana, curso de APH e apresentações culturais.

A Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável de Santa Luzia 2024 é um projeto cultural que destaca o compromisso com a valorização da herança cultural e histórica, promovendo o turismo responsável e sustentável. O evento busca não apenas preservar rica herança da região, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico, fortalecendo a economia local de maneira sustentável.

É uma realização do grupo Yayú Aventura com apoio do Ministério da Cultura, das Secretarias estadual e municipal da Cultura, da Gerência de Turismo do Município de Santa Luzia, do Sebrae, da ONG Café Cultura e da UFCG, entre outras instituições.

Para mais informações e programação detalhada, os interessados podem acessar o Instagram do Yayú Aventura: https://www.instagram.com/yayuaventura/

Assessoria de imprensa