Melissa Mesquita é a primeira paraibana a completar o Six Majors – as seis maiores Maratonas do mundo

Destaque Esportes

A arquiteta e engenheira Melissa Maia Mesquita entrou para a história das corridas de rua do mundo ao completar, na manhã deste domingo (03) -, a Maratona Internacional do Japão, em Tóquio. Com um tempo de 4h11, e com 46 anos de idade, Melissa se tornou a primeira paraibana a completar o Six Majors, associação que reúne as seis maiores Maratonas do mundo, e receber a tradicional Mandala das Maratonas.

A primeira Maratona de Melissa no Six Majors foi em 2015 em Boston. Depois vieram Chicago (2016) e Nova York (2017), nos Estados Unidos; Berlim (2019), na Alemanha; Londres (2023), na Inglaterra; e agora em Tóquio.

Para atingir esse feito, Melissa precisou de nove anos de muita estratégia, dedicação e treinos. Para chegar bem nas corridas, a atleta é uma das integrantes da equipe da Pace Sport, uma assessoria de corridas de rua que tem preparado muitas pessoas para enfrentar e realizar desafios nas ruas mundo afora. Ela foi orientada pelos professores Lucas e Erom, seguindo um ritmo intenso de treinamento, bem como abrindo mão de algumas coisas para estar pronta para enfrentar as competições.

Na viagem para o Japão, Melissa teve a companhia do esposo Breno Mesquita, um dos CEOs da BBC – empresa responsável pela realização da BTM, em Fortaleza (CE), e BMM, em Belo Horizonte (MG) – que também integra a equipe da Pace Sport, mas que optou por correr apenas 5km. Diferente da esposa, pelo corre-corre da sua atividade profissional, fica muito difícil disponibilizar tempo suficiente para as corridas mais longas. No grupo da Paraíba que foi ao Japão, se juntam mais oito pessoas, mas apenas três correndo a Maratona.

WMM reúne seleto grupo de maratonas do mundo

A WMM foi fundada em 2006 por um grupo de diretores de maratonas de Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York, com o objetivo de promover e unir as principais maratonas do mundo. Posteriormente, a Maratona de Tóquio juntou-se ao circuito em 2013.

A associação estabeleceu critérios para que as maratonas se tornassem membros e fizessem parte do circuito, exigindo por exemplo que os eventos fossem realizados anualmente e possuíssem um alto nível de competição e organização. Também foi estabelecido um sistema de pontuação para corredores de elite com base em seu desempenho nas maratonas do circuito, a fim de determinar os vencedores anuais do título da World Marathon Majors.

A World Marathon Majors é amplamente reconhecida como a entidade que reúne as principais maratonas do mundo, proporcionando um senso de prestígio e conquista para corredores de elite e amadores que buscam completar as “Six Majors”. Através da WMM, as maratonas têm a oportunidade de colaborar e compartilhar melhores práticas para melhorar a experiência dos corredores e elevar o status desses eventos icônicos da corrida de rua.

Fábio Cardoso