Ministro do Turismo anuncia Brasil como país homenageado da FIT, na Argentina, e avança em negociações sobre conectividade aérea

Brasil

O Brasil vai ser o país homenageado da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) 2024, que ocorrerá de 28 de setembro a 1° de outubro, em Buenos Aires (Argentina). O anúncio foi feito nesta terça-feira (05) durante encontro na ITB Berlim, na Alemanha, entre o ministro do Turismo, Celso Sabino; o presidente da FIT, Andrés Deyá; o secretário de Turismo, Meio Ambiente e Esportes argentino, Daniel Scioli, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

O evento na Argentina, que tem grande destaque no calendário turístico internacional, reúne os principais líderes globais do setor, em uma grande plataforma de promoção de destinos e produtos turísticos. Na agenda desta terça-feira, Celso Sabino e Daniel Scioli discutiram, ainda, a possível adoção da política de céus abertos, permitindo que empresas aéreas brasileiras e argentinas operem voos domésticos nos dois territórios.

O ministro Celso Sabino reforçou o empenho pela ampliação da conectividade aérea e a atração de mais estrangeiros ao país. “Termos mais voos é essencial para superarmos um dos principais obstáculos à chegada de estrangeiros ao Brasil. Essa tem sido uma das prioridades do governo brasileiro no campo internacional, e os resultados desse trabalho certamente vão favorecer o aumento expressivo de turistas estrangeiros que procuram o Brasil”, observou.

Sabino se reuniu, ainda, com o ministro do Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al Khateeb. O encontro abordou avanços na oferta de voos ligando Riad, a capital árabe, ao Brasil; e a facilitação do ingresso de visitantes nos dois países, a partir da isenção bilateral de vistos ou da adoção do e-visa, que agiliza a disponibilização online do documento. Outro assunto discutido foi a promoção mútua de atrativos turísticos, de modo a aumentar o interesse pelos destinos.

VITRINE – O estande do Brasil na ITB – uma das maiores feiras mundiais do setor e da qual o país participa desde 1966, ano da sua primeira edição – abriga 52 coexpositores, incluindo vários estados, empresas aéreas e operadores receptivos. O espaço oferece aos visitantes óculos de realidade virtual contendo imagens da Amazônia; cooking shows, exibindo pratos típicos de localidades a exemplo do Mato Grosso do Sul e do Pará, e aulas de elaboração de caipirinha.

Assessoria de imprensa