Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões: Sebrae apresenta atrativos turísticos para profissionais do setor e jornalistas

Destaque Paraíba

Em mais uma ação para fortalecer o turismo no interior da Paraíba e apresentar os atrativos da Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões, o Sebrae/PB iniciou, nesta sexta-feira (8), mais um fampress e famtour, que são estratégias de marketing e divulgação para agentes e jornalistas com atuação no setor. A programação, que começou com o roteiro pelo município de Patos, tem ainda atividades programadas nas cidades de São Mamede e Santa Luzia, todas localizadas na região do sertão.

Essa é a primeira vez que uma iniciativa deste tipo é realizada na região. O grupo, que é formado por onze agentes de viagens dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, tem ainda dois jornalistas e conta com a participação de representantes do Sebrae/PB. A recepção ao grupo aconteceu na noite dessa quinta-feira (7), em um jantar no restaurante “Seu Bastião”, espaço onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e saborear pratos típicos da culinária regional.

Nesta sexta-feira (8), o roteiro incluiu uma visita pela manhã no beco dos violeiros do nordeste, com destaque para apresentação dos “Irmãos Pereira”, cantando a história em versos, e em seguida, o grupo conheceu o Centro de Cultura Amaury de Carvalho e a Fundação Ernani Satyro (Funes). Além do acesso ao acervo literário sobre a história de Patos, o grupo contemplou o painel artístico urbano, que fica localizado na Rua Tiradentes, no Centro da cidade, com a retratação de pinturas que representam o contexto da cultura local. Houve ainda, uma recepção com músicas juninas com a participação de Rogério e Trio Quentura do Forró.

Luana Miranda, representante da agência TogTur de Recife, Pernambuco, destaca que está encantada pelos detalhes da cultura sertaneja. “Vejo que existe muito potencial nesse roteiro. Eu não conhecia Patos, não sabia que a cidade tinha tantos atrativos relacionados ao contexto da cultura e estou encantada com tudo o que vi. Está sendo uma experiência positiva na retratação do que é o sertão, o que representa o ritmo do forró, a cultura junina, assim como na própria forma de como as pessoas valorizam tudo isso. A viagem está apenas começando e já enxergo essa rota como um produto de grande potencial”, comentou.

Segundo a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o momento é de articulação e divulgação da Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões. “Essa rota apresenta o que nós temos de melhor na nossa cultura e o objetivo é valorizar as pessoas que fazem parte do dia a dia, que são também protagonistas e constroem toda essa história. Isso envolve os festejos juninos, mas inclui outros atrativos que a própria região nos proporciona. O Sebrae faz parte desse projeto porque reconhece a potencialidade do sertão e acredita nesse processo para atrair mais turistas, mais visitantes e impulsionar cada vez mais o desenvolvimento regional sustentável”, disse.

Prefeito de Patos destaca iniciativa como uma oportunidade de transformação

O prefeito do município de Patos, Nabor Wanderley, enfatizou a iniciativa como uma oportunidade de transformação para estimular o turismo e criar novas oportunidades. “Essa rota é uma iniciativa importante para interiorização do nosso turismo, assim como a valorização do sertão, além de contribuir para o processo da geração de emprego, da renda e de novas oportunidades. Vejo esse projeto como uma oportunidade de movimentar a região o ano todo e atrair cada vez mais pessoas de outras localidades do país, para conhecer nossas belezas naturais e o que existe de melhor na cultura”, destacou.

Outro ponto visitado pelo grupo foi o Mercado Público Municipal, que fica localizado no Centro da cidade, e conta com vários estabelecimentos comerciais e restaurantes. O ambiente é um dos centros comerciais mais antigos de Patos e reconhecido pela grande variedade de produtos e divulgação do artesanato regional.

Proprietária do restaurante “Maria do Bode”, em atividade há 36 anos, Maria da Silva Marques, ficou entusiasmada com a visita dos agentes de turismo e jornalistas. Ela explicou que herdou o restaurante de seu pai e desde então mantém o negócio.  “O que tornou nossa comida conhecida foi a carne de bode, mas trabalhamos também com outros pratos como rubacão, galinha, arroz de leite, picado de fígado, entre outros. O trabalho inicia na madrugada, mas os horários de maior movimento são das seis da manhã às quinze da tarde”, contou.

Nesta tarde, o roteiro ainda permanece na cidade de Patos, com visitas programadas no Centro de Comercialização Calçadista, Sítio Serrota e jantar no restaurante e pizzaria “Vila Sertão”. “Ter a oportunidade de conhecer os detalhes da história da cidade faz a gente entender muito sobre o contexto da cultura. Esse aspecto me impressionou bastante pela diversidade que existe aqui e estou apreciando muito essa experiência”, revelou Sara Gomes, jornalista e repórter do Jornal A União.

São Mamede e Santa Luzia

Neste sábado (9), será a vez dos agentes de turismo e jornalistas conhecerem os atrativos do município de São Mamede. Entre os destaques estão uma caminhada no centro histórico da cidade, apresentação do grupo de xaxado na Vila de Picotes e visita a reserva ecológica Verde Pastos.

O último dia de atividade vai acontecer no domingo (10) em Santa Luzia. A programação inclui visitas em locais considerados como patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, além de contato com a música e literatura, e passagem pela Associação Comunitária das Louceiras Negras da Serra do Talhado, que preserva a cultura afro-brasileira com a produção do artesanato em barro.

Além de proporcionar experiências no setor da gastronomia, apresentar detalhes sobre produção do artesanato, louças e couro, divulgar as paisagens naturais da região sertaneja e promover a difusão da literatura, a Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões é uma iniciativa que busca, de maneira integrada, a construção de uma ampla agenda com a inclusão de outros municípios, visando a geração de emprego e o desenvolvimento do turismo criativo e sustentável.

Assessoria de imprensa