O espetáculo Paixão de Cristo 2024, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa, estreou, nesta quinta-feira (28), com um grande público. Uma verdadeira multidão lotou o Adro do Centro Cultural São Francisco e, mesmo sob chuva, se manteve firme para assistir à estreia. Nesta sexta-feira (29) e sábado (30), acontecem duas apresentações por noite, às 18h e às 20h30.
“Foi realmente uma estreia muito especial do ponto de vista estético, artístico, mas, sobretudo, pela dedicação que os atores e atrizes envolvidos no espetáculo tiveram. Foi uma noite para não ser esquecida. Nós, da Funjope e da Prefeitura de João Pessoa, somos todos gratidão aos atores, às atrizes, aos técnicos, à equipe do Museu de São Francisco pela acolhida ao nosso projeto, especialmente, à pessoa do padre Marcondes Meneses, que sempre se dedica a nos ajudar a realizar nossas ações culturais ali”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele ressaltou que foi realmente uma noite mágica e única para a arte e a cultura de João Pessoa. “Poder ofertar à cidade, ao morador, ao turista um espetáculo com essa grandiosidade, que envolve músicos, atores, atrizes, bailarinos, é realmente uma experiência única. Estão todos de parabéns”.
O diretor geral do espetáculo Edilson Alves confessou que a ansiedade antes do início da encenação é muito forte, mas no final, quando dá certo, só há motivo para comemoração. “Eu acho que a ansiedade antes da estreia faz bem quando conseguimos controlar e isso é importante. Consideramos a estreia como um casamento ou um filho que está nascendo”, pontuou.
Tudo isso, segundo ele, causa nervosismo porque a intenção é que tudo dê certo, as cenas, a iluminação, a sonoplastia, e isso, como acrescenta, faz parte do contexto de uma estreia. Na Paixão de Cristo, conforme o diretor geral, estão envolvidas quase 180 pessoas entre técnicos, atores, atrizes, bailarinos, bailarinas e produtores.
Emoção até dos atores
Se para o público ver o espetáculo foi emocionante, para os atores e atrizes que participaram o momento teve um sentido ainda maior. A atriz Paloma Bernardi afirmou estar muito feliz. “Estou me sentindo honrada com esse convite. Já me sinto em casa. Fui tão recebida por todos. É um time muito talentoso em todas as áreas, figurino, cabelo, maquiagem, cenário, o elenco, a direção, a produção. Tudo incrível”.
Ela ressaltou estar feliz também por poder contar essa história. “Já contei algumas vezes, já fiz outras Paixões de Cristo, mas esta é diferenciada, tem toda uma questão circense, tem música, tem dança. Mas, ainda assim, a essência da Paixão de Cristo está ali no espetáculo e eu tenho certeza de que o público, mesmo que conheça a história, vem aqui e o coração pode estar diferente naquele momento, pode tocar de maneira mais profunda, mais emotiva, mais reflexiva. Sempre emociona”.
O ator Leandro Lima também afirmou estar honrado por interpretar Jesus, principalmente em João Pessoa, sua terra natal. “Um personagem que é tão importante e que eu acho que cada um tem dentro de si. Eu acredito muito nisso, que Deus e Jesus, que é filho de Deus, estão dentro de nós. É como se eu estivesse representando cada uma das pessoas que vem assistir e que crê em Jesus. É uma honra e uma felicidade”, disse.
Secom João Pessoa – Fotos Daniel Silva