Destino Paraíba comemora resultados na Femptur-RN e negocia retorno em 2025 com espaço maior

Destaque Paraíba

A ação promocional exitosa do Destino Paraíba na 10ª edição do Femptur – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, encerrada neste sábado (27), será repetida no ano que vem e de uma forma ainda mais abrangente. O presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Ferdinando Lucena, confirmou ao TURISMO EM FOCO que já deu início às tratativas com os promotores da feira para negociar um espaço maior e central, para atender as solicitações de alguns prefeitos que pretendem se integrar no processo de divulgação de seus roteiros turísticos.

Nesta edição, o Governo do Estado, por meio da PBTUR e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, convidou nove cidades com potencial turístico para apresentar ao público visitante da feira – a estimativa é de que mais de 12 mil pessoas estiveram circulando pela área de exposição nos dias (sexta e sábado). Estiveram presentes secretários de Turismo, prefeitos e representantes das cidades de Areia, Alagoa Nova, Araruna, Bananeiras, Cabaceiras, Cuité, Campina Grande, Dona Inês e Sapé.

O estande da Paraíba – único estado presente na Femptur fora os destinos do Rio Grande do Norte –  foi um dos mais movimentados da feira. Ferdinando Lucena, que chegou na madrugada de sábado de Belo Horizonte (MG), onde estava participando do Minas Travel Market, comemorou o sucesso do investimento, principalmente, porque inseriu no processo das grandes feiras cidades que nunca haviam participado desse tipo de evento, como Sapé.

“Estamos realmente muito satisfeitos. Já conversei com alguns prefeitos e secretários de Turismo e a intenção é de retornar em 2025 ainda mais forte e com a participação de mais municípios’, afirmou o executivo. Ele explicou que os destinos convidados nesta edição foram aqueles que recebem muitos turistas oriundos do Rio Grande do Norte, como Araruna, que está próxima do estado vizinho.

Outro ponto positivo da ação foi que ela também gerou pequena receita para agentes da cadeia produtiva local com a venda de cachaça, rapadura, souvenirs, mel e até livros de escritores paraibanos. Muitos visitantes da feira degustaram alguns produtos e sentiram o gostinho da gastronomia paraibana. E a cultura não ficou de lado. O grupo Pífano Pimenta Malagueta, de Donas Inês, e a quadrilha junina Explosão Fans, de Bananeiras, se revezaram nas apresentações culturais.

Fábio Cardoso