MTM tem lançamento de novo roteiro mineiro e rota entre BH e o Aeroporto de Jacarepaguá (RJ)

Brasil

A edição 2024 da Minas Travel Market (MTM), encerrada no sábado (27), no Minascentro, em Belo Horizonte, não foi histórica pela repercussão positiva no trade turístico nacional ou pelo número de ´profissionais do turismo circulando pela área de exposição e nas salas onde aconteceram as palestras e debates. A feira também foi palco para fechamento de parcerias, anúncio de novos roteiros e até mesmo de uma nova rota inserida na malha aérea mineira.

Durante o MTM, a Azul Linhas Aéreas anunciou uma nova rota ligando Belo Horizonte (CNF) ao aeroporto de Jacarepaguá (RJ) no Rio de Janeiro. As passagens estão à venda desde o dia 26 de abril no site da Azul. O novo voo foi anunciado em ocasião da abertura do Minas Travel Market.

Os voos serão operados pela Azul Conecta em aeronaves Cessna Grand Caravan, um monomotor turboélice com capacidade para até nove passageiros. A nova rota terá início a partir do dia 08 de julho. Serão quatro voos diários ligando as capitais mineira e carioca.

A nova rota da Azul de Belo Horizonte para Jacarepaguá irá conectar duas importantes cidades do país e será uma alternativa para aqueles que precisam ir ou sair da zona oeste do Rio de Janeiro. O aeroporto de Jacarepaguá fica na avenida Ayrton Senna e é uma boa opção para quem mora ou trabalha próximo à Barra da Tijuca.

Governo de Minas apresenta nova rota turística

Ainda no MTM, o Governo de Minas apresentou uma nova rota turística. A Rota das Artes foi lançada no evento e irá impulsionar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda nas regiões contempladas pelo projeto. O roteiro abrange oito municípios: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. As cidades estão divididas em três destinos, que oferecem, ao todo, 16 experiências.

São eles: Circuito Liberdade – Palácio da Liberdade e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal -, Destino Veredas – Inhotim (Brumadinho), Arte, Cerâmica e Brunch no Ateliê (Brumadinho), Arte em Cerâmica no Mirante (Brumadinho), Brunch na Vila Lavanda (Brumadinho), Coração em Branco (Brumadinho), Alquimia dos Quintais (Brumadinho), 4 Estações com o Chef (São Joaquim de Bicas), Da Cozinha ao Quintal da Mestra (São Joaquim de Bicas) e Arte em Madeira (Igarapé), e, por fim, o Circuito do Ouro: Santuário do Bom Jesus do Matosinhos (Congonhas), Museu de Congonhas (Congonhas), Cerâmica Saramenha (Ouro Branco), Ateliê Edney do Carmo (Mariana) e Restaurante Sebastião (Ouro Preto).

Potencial

A Rota das Artes irá potencializar ainda mais o fluxo turístico  no estado, que teve o maior crescimento no país no primeiro bimestre de 2024. A alta é de 7,6% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O estado é líder também no desempenho acumulado nos últimos 12 meses, de março de 2023 a fevereiro deste ano, com crescimento (12,6%) superior ao dobro da média nacional (4,9%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Minas Gerais é uma potência cultural e a cultura possui na arte um dos seus grandes fundamentos. Belo Horizonte, nossa capital, Brumadinho, Ouro Preto e a Região Metropolitana possuem destinos excepcionais seja no Barroco, seja na arte contemporânea ou no modernismo marcante para a formação do Brasil”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Redação