Enchente em Porto Alegre provoca lentidão na emissão de nota fiscal eletrônica na Paraíba e outros 15 estados

Cotidiano

Empresas da Paraíba tiveram muita dificuldade de emitir notas fiscais eletrônicas nesta segunda-feira (06). E não foram apenas os paraibanos, 16 outros estados tiveram o mesmo problema de lentidão, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), tudo por conta das enchentes ocorridas em parte de Porto Alegre (RS), em especial, no Centro Histórico onde funciona o servidor da Secretaria da Fazenda Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS), que é responsável pelo funcionamento do sistema de emissão de documentos fiscais eletrônicas em 16 estados brasileiros, entre eles a Paraíba.

A Sefaz-PB emitiu uma nota explicando a causa da lentidão e acalmando os empresários quanto os procedimentos e não prejuízos para os seus comércios.

Na nota, a secretaria informa que foi preciso tomar algumas ações emergenciais como, por exemplo, o desligamento de um dos Datacenters e a transferência da operação de alguns serviços para o ambiente tecnológico de nuvem.

“Todos os serviços de documentos fiscais eletrônicos estão operando dentro da normalidade. Caso a empresa não esteja conseguindo utilizar algum serviço, a SEFAZ-PB recomenda que verifique se não possui alguma configuração em seu ambiente que limite a comunicação de internet aos endereços IPs dos Datacenters físicos do Rio Grande do Sul como, por exemplo, a regra em firewall que restrinja a comunicação para determinados IPs. Ela deve estar impedindo os sistemas da empresa de se comunicarem com o ambiente de nuvem. Todas as comunicações, configurações e regras devem apontar para os endereços URLs dos serviços, sob pena da empresa não conseguir utilizar adequadamente os serviços”, sugere a Sefaz-PB.

Ainda segundo a secretaria, “é importante ressaltar que o endereço dos serviços (URL) permanece inalterado, sendo as solicitações automaticamente encaminhadas para o serviço que estiver em melhores condições de atendimento no momento da respectiva requisição”.

“A Sefaz-PB orienta ainda que caso as empresas não consigam emitir os documentos fiscais eletrônicos dentro da normalidade, seguindo as instruções do servidor da Secretaria da Fazenda Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS), poderão emitir os documentos no modo de contingência”.

Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa