Conheça dois passeios que fazem do Nordeste o destino perfeito para as férias de inverno

Brasil

Enquanto o Nordeste do Brasil é frequentemente associado às suas praias e atividades de verão, a região reserva surpresas igualmente encantadoras para aqueles que a visitam durante o outono e o inverno. O Rio São Francisco, carinhosamente apelidado de “Velho Chico”, é uma das principais vias fluviais do país e um verdadeiro tesouro nacional. Nascendo na Serra da Canastra, em Minas Gerais, ele percorre mais de 2.800 quilômetros através de cinco Estados do Nordeste, até desaguar no Oceano Atlântico, em Alagoas. Sua importância vai além do aspecto geográfico, sendo um símbolo cultural e econômico para as comunidades ao longo de suas margens.

Durante o inverno, o Rio São Francisco assume uma atmosfera especial. As águas, geralmente mais calmas nessa estação, proporcionam condições ideais para uma variedade de atividades, desde conhecer a comunidade Quilombola até banho de rio e visita ao encontro das águas.

Rota Dourada Plus: uma jornada de descoberta da foz do rio São Francisco e sua área de influência, indo por terra em superbuggy ou L200 e voltando por água em barco, ou vice versa, passando por mata de restinga, coqueiral interpretado e aproximadamente 9km sobre dunas, com paradas para skibunda, comunidade Quilombola, banho de rio, visita ao encontro das águas e ainda navegar os últimos quilômetros do Velho Chico, revelando assim um dos cenários mais surpreendentes de Alagoas. Este roteiro proporciona maior interação com o ambiente e uma melhor compreensão dos ecossistemas visitados através de contextualizações feitas por condutores capacitados.

Rota Dourada: uma experiência que consiste em uma incursão por mata de restinga, coqueiral, dunas com paradas para skibunda, ski-pança, banho nas piscinas naturais formadas entre as dunas em algumas épocas do ano, passagem em comunidade quilombola, revelando um cenários mais surpreendentes de Alagoas nos permitindo uma maior Interação com o ambiente e uma compreensão dos ecossistemas visitados  por meio de um bate-papo leve com condutor capacitado.

Com mais de 20 anos de experiência pioneira em ecoturismo e turismo de aventura na região da foz do Rio São Francisco, a Farol da Foz oferece estes dois passeios para aqueles que desejam explorar a região em uma temporada diferente. Além de propor experiências emocionantes, a empresa integra a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e prioriza a segurança e o respeito pelos costumes locais. “Essas atividades no Nordeste destacam a beleza natural e a rica cultura da região. Os passeios devem ser aproveitados pelos visitantes, mas sempre mantendo o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento das comunidades locais”, afirma Luiz Del Vigna, diretor-executivo da Abeta.

Sobre a Abeta
Criada em 2004, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. Atualmente, são 120 empresas com sedes em 20 Estados e no Distrito Federal e que fortalecem o mercado de turismo, ecoturismo e turismo de aventura. Dentro do seu escopo de atuação, a Abeta possui um calendário de eventos e projetos, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento no segmento. Dentre os destaques quando o assunto são encontros voltados aos profissionais do setor estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit, que a cada ano ocorrem em cidades diferentes, como forma de reforçar a riqueza natural do país para o turismo. Em 2024, o Abeta Summit ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR), de 30 de outubro a 2 de novembro. As inscrições já podem ser feitas pelo link: https://abetasummit.com.br/

Atré Comunicação