Não cancele sua viagem para a Serra Gaúcha

Destaque Fábio Cardoso

Se tem um lugar onde a gente se sente em casa é na Serra Gaúcha. Seja pelos caminhos do www.turismoemfoco.com.br ou durante as férias, todos os anos tenho o privilégio de passear por Gramado, Canela, Porto Alegre, Igrejinha, Nova Petrópolis, entre outras cidades do Rio Grande do Sul que, apesar de vários sotaques, nos enchem de orgulho de estar no território brasileiro.

A situação de calamidade decorrente das fortes chuvas e enchentes, que devastaram diversas cidades gaúchas, nos deixou muito, mas muito tristes mesmo e apreensivos. O salvamento de vidas é prioridade, mas esse trabalho precisa de um olhar ainda mais à frente de todos nós. A economia do Rio Grande do Sul também está em colapso e é urgente tomar medidas para que ela volte a girar, evitando desempregos, falta de renda e ainda mais desespero e desilusão.

Quando estou em Gramado, sempre costumo dizer que o gramadense quando nasce não chora, ele diz obrigado ao médico. Já falei com a maioria dos meus amigos gaúchos – estão todos bem, apesar do caos. E tenho acompanhado a luta de todos para a retomada da economia na Serra Gaúcha, em especial.

Gramado, por exemplo, tem no Turismo 85% de sua força de trabalho, é uma cidade que não tem como parar o segmento, que emprega tanta gente e gera tantos recursos para os seus lares. Os empresários, ao lado do poder público, têm se reunido e estabelecido medidas que andem juntas com o socorro às vítimas. Todos os atrativos turísticos, a hotelaria, bares e restaurantes estão funcionando normalmente. Os acessos a Gramado estão liberados em sua maioria, alguns saindo até mesmo de Porto Alegre, mas atualmente com concentração em Canoas, na base aérea, onde estão chegando e partindo todos os voos vindos de todo o país.

O momento é muito difícil, mas podemos ajudar com donativos como roupas, remédios, cestas básicas e dinheiro, mas também não retirando a Serra Gaúcha do seu roteiro de viagens nesse momento. Os gramadenses, assim como todos os gaúchos, continuam de braços abertos para receber a todos. Não cancele sua viagem, você estará ajudando, e muito, na recuperação da economia da região…

Fábio Cardoso