Rio de Janeiro sediará o II Seminário Internacional de Turismo Sustentável

Brasil

O turismo sustentável tanto no Brasil quanto no mundo está em franca expansão, tendo se tornado uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento econômico e social das cidades. O segmento é capaz de promover uma significativa geração de renda e empregos dignos, além de atrair um perfil de viajante mais consciente e disposto a investir em experiências autênticas e de qualidade, contribuindo com a cultura e a economia local.

Pensando em incentivar esse importante segmento do setor turístico, o Intus – Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe promove o II Seminário Internacional de Turismo Sustentável, que acontece no dia 5 de junho, no Hotel Nacional, em São Conrado, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

O Intus é uma associação sem fins lucrativos que nasceu para ajudar o trade turístico a conhecer e implementar práticas e ações voltadas ao novo perfil do viajante, que deseja viver experiências sustentáveis e de baixo impacto às comunidades visitadas. Para enriquecer o debate, o evento contará com especialistas, autoridades e empreendedores que apresentarão caminhos e soluções sustentáveis nos segmentos de hotelaria, comércio local, gestores públicos, universidades e equipamentos turísticos que atuam em prol da agenda da cidade.

O II Seminário Internacional de Turismo Sustentável promete tanto quanto a sua primeira edição, realizada em 2023. Este ano, o evento contará com a participação de representantes de mais de 60 cidades brasileiras e do mundo, debates e cases de 10 países, além de entidades internacionais de fomento e apoio a projetos sustentáveis.

A abertura do evento será conduzida por Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro. Responsável pela retomada do setor no pós-pandemia, o secretário irá abordar a importância do turismo sustentável para o estado do Rio, convidando a todos para uma reflexão sobre o tema.

Já o ciclo de debates contará com a participação de representantes dos continentes Americano, Africano e Europeu, que irão compartilhar com os convidados as principais inspirações de seus países, são eles: Tonika Thompson, embaixadora de Barbados no Brasil; Stephanie Horel, gestora de programas da Delegação da União Europeia no Brasil; e Adelardus Kilangi, embaixador da República da Tanzânia no Brasil. Os três participarão de um painel sobre os aprendizados vindos do exterior e como alguns países têm feito a transição para um turismo sustentável.

O presidente da Federação Estadual Representativa dos Conventions & Visitors Bureau do estado do Rio de Janeiro, Guilherme Abreu; Carlos Vinícius Viana Vieira, secretário executivo do CIDENNF – Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense; e Cristina Braga, idealizadora do projeto Uaná Etê – Jardim Ecológico e Cultural, localizado no Vale do Café, participam do painel sobre como a regionalização do turismo colabora para o desenvolvimento socioeconômico das pequenas e médias cidades.

Já Daniela Maia, secretária municipal de turismo do Rio de Janeiro, receberá importantes nomes da gastronomia para um bate-papo sobre o setor gastronômico como vetor de transformação para um turismo mais sustentável.

O II Seminário Internacional de Turismo Sustentável também contará com a presença dos embaixadores do Quênia, Guiné Bissau, Etiópia e El Salvador. Além disso, a edição deste ano trará palestras sobre a importância do financiamento em projetos voltados para o turismo sustentável, com a presença de Marcio Canedo, pesquisador líder do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; Henrik Bjørnager Jensen, COO da Clean Cluster; e Maria Dominguez, diretora executiva da Greennova Hub.

Debate sobre o Turismo regenerativo

Entre os cases a serem apresentados, o tema “turismo regenerativo” será amplamente debatido em diversos aspectos. A empreendedora do IBITI Projeto, Claudia Baumgratx, irá abordar a transformação de destinos e impactos positivos para as comunidades e para o planeta; Eduardo Munhoz Leite, gerente executivo da Gerência Nacional de Inovação e Negócios de Impacto da Caixa Econômica Federal, trará um novo olhar para as viagens; já Inês Lima, sócia e gestora do Projeto Fazenda da Vida, irá falar sobre como criar um ecossistema de marcas sustentáveis e regenerativas por meio da agricultura e piscicultura integrando o solo e seu bem-estar.

O head de turismo da cidade de Dublin, Barry Rogers, trará o olhar para as ações que levaram a capital da Irlanda a receber o prêmio “Capital of Smart Tourism” em 2024; e Adrienne J. Acioly, gerente de projetos em mobilidade urbana da prefeitura de Roterdã, falará sobre mobilidade sustentável em destinos turísticos e como organizar cidades para receber turistas.

O time do Muriqui Sounds, festival de música que acontece em Ibitipoca, em Minas Gerais, ficará responsável pela confraternização de encerramento, que também contará com a participação de DJ, oferecendo aos convidados um momento de lazer e de networking.

“Estamos muito felizes em promover este evento tão importante para o setor de turismo. Nós do Intus acreditamos que a sustentabilidade é um pilar essencial para a nossa indústria, que hoje se tornou um dos principais motores da economia brasileira. Será um dia inteiro de debates sobre a importância do turismo sustentável tanto no setor público quanto no privado”, explica Ricardo Carvalho, presidente do Intus.

A segunda edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável será realizada no tradicional Hotel Nacional, localizado na exuberante orla da praia de São Conrado, e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio, TurisRio, Orla Rio, Recicla Orla e Orla Brasil.

Como parceiros de conteúdo, o evento conta com a Clean, International Cleantech Network, União Europeia e Hub Greennova. Já a revista Exame e a Eletromídia participam como parceiros de mídia. Demais instituições que apoiam a realização do Seminário Internacional: Abrasel, Smart Tour, Prefeitura do Rio, RioTur, ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Baixada Verde, Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro, além do Santuário Cristo Redentor.

Link para inscrição e programação completa: II Seminário Internacional de Turismo Sustentável em Rio de Janeiro – Sympla.

Assessoria de imprensa