CEOS do Festuris batem o martelo e afirmam que feira será realizada mesmo com aeroporto de Porto Alegre fechado

Brasil

A indefinição de uma data de reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), equipamento atingido pelas enchentes ocorridas na capital gaúcha, na maior tragédia natural do Brasil, não será argumento para o cancelamento do Festival de Turismo de Gramado, marcado para ser realizado nos dias 7 a 9 de novembro, no Serra Park. Longe disso, os CEOS da Rossi & Zorzanello, empresa promotora da feira que chega em 2024 à sua 31ª edição, reafirmaram que o evento será realizado mesmo com o aeroporto fechado.

Em entrevista ao Portal Panrotas, Eduardo Zorzanello afirmou que existem algumas opções para a chegada dos participantes no Festuris por meio dos aeroportos do Rio Grande do Sul e até de Santa Catarina. Segundo o executivo, esses aeroportos seriam os de Canoas – que já vem recebendo voos regulares -, Caxias do Sul – equipamento que passa por reestruturação que permitirá que opera mesmo com neblina -, Jaguaruna e Florianópolis, em Santa Catarina, que vem sendo utilizado pelas pessoas para chegarem na Serra Gaúcha, em especial.

Zorzanello enfatizou que a realização do Festuris volta a ser um novo marco para a retomada do Turismo do Rio Grande do Sul, assim como o foi no período da pandemia da Covid-19. “Temos o compromisso de sermos o motor da reconstrução do Turismo do Estado, por meio de negócios B2B da nossa feira”, pontuou.

A expectativa é que a feira deva manter os 15 mil profissionais que estiveram na última edição. Em 2023, foram registradas as presenças de cerca de 15 mil pessoas, que circularam por 400 estandes, com mais de 2,7 mil marcas, 40 destinos internacionais e 710 profissionais de imprensa. O evento teve 23% de crescimento, 27 mil metros quadrados de área construída e sete palcos de conteúdo.

O executivo revelou que a lista de expositores será maior do que a edição do ano passado e que, até o momento, não houve qualquer desistência de participação em 2024, “mesmo com as notícias da imprevisibilidade de abertura do aeroporto Salgado Filho”. Tanto ele, como Marta Rossi, também CEO da empresa, mantêm a expectativa de que o aeroporto seja reaberto antes de dezembro, uma data que continua na esfera do “extraoficial’.

Os dois empresários lembraram que o Festuris foi mantido, em 2020, no período mais severo da pandemia do Covid-19. Na oportunidade, o Festival de Turismo foi realizado atendendo a uma série de protocolos de segurança e por isso precisou fazer um reordenamento na distribuição física. Houve limitação no número de pessoas e de expositores; espaços mais amplos e distanciamento maior entre os estandes; além de uso contínuo de álcool em gel e de máscaras, entre outras medidas. O evento foi considerado um exemplo no mercado nacional e internacional.

Fábio Cardoso