Palestra com Ana Carolina Medeiros é destaque na programação do segundo dia da ABAV Expo 51

Cotidiano

Superando as expectativas, a ABAV Expo 51 encerrou o segundo dia com ampla participação do público, na sexta-feira (27). A palestra sobre Turismo Receptivo com a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, foi um dos destaques da rica programação, que ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB. A apresentação na Arena Estratégia do ABAV Talks também contou com a participação da CEO do Grupo Brocker, Any Brocker, e da diretora da Luck Receptivo, Christiane Teixeira.

As empresárias destacaram o trabalho dos Agentes de Viagens como um verdadeiro anfitrião dos destinos turísticos, recepcionando e orientando o viajante desde o momento de chegada até o momento de partida. “Vocês [agentes] vendem um sonho para o passageiro e tudo que vocês querem é que o cliente volte e diga que amou a viagem. Nós queremos que vocês façam a venda de um pacote com o turismo receptivo. Ele tem um papel importante para o turismo nacional, para que ele tenha respeitabilidade, e isso é porque nós sabemos o que fazer, nós sabemos como fazer”, ressaltou a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros. As palestrantes também enalteceram o papel de servir as outras pessoas com uma estrutura qualificada – “juntos, somos muito fortes”, finalizou Ana Carolina.

Na mesma Arena, o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Leonardo Roscoe Bessa esclareceu o público sobre “Turismo e o Direito à Informação do Consumidor”. A importância de informar os direitos e deveres dos consumidores no setor turístico foi o centro do debate. O magistrado também tirou dúvidas da plateia e, de forma dinâmica, forneceu conselhos de como resolver eventuais problemas nas relações de consumo.

ARENA ESPECIALIZAÇÃO: Os impactos da Reforma Tributária no setor turístico foi o mote da apresentação do gerente de Economia da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Felipe Tavares. O setor registrou um crescimento acumulado de 67,9% nos últimos anos, sendo um dos principais motores econômicos, com aumento próximo a 30% em valor, evidenciando a necessidade de fomentar essa área estratégica. De acordo com Tavares, a reforma tributária vai buscar manter a arrecadação atual, afetando a distribuição de receitas entre estados e municípios, que essenciais para o setor de turismo.

O Sebrae Nacional trouxe a palestra “Certificação no Turismo de Aventura: Sinta Essa Experiência”, que contou com a participação da sócia-proprietária da empresa Nas Alturas, Vanessa Almeida, do Secretário do Subcomitê Turismo de Aventura, Leonardo Persi, do Gestor do Polo SEBRAE de Ecoturismo, Telcio Barboza, e do diretor da Sextante, Alexandre Eliasquevit. A apresentação destacou a importância das normas e certificações para a segurança e sustentabilidade no turismo de aventura, enfatizando que, embora tenham sido desenvolvidas com sucesso no Brasil e exportadas para normas internacionais como a ISO, a adesão das empresas ainda é baixa devido aos custos e à percepção de retorno limitado. O debate ressaltou a necessidade de fomentar a certificação para agregar valor e fortalecer o setor, mantendo avanços técnicos e incorporando práticas sustentáveis.

O Turismo de Natureza também foi destaque no ABAV Talks, com a palestra de Alexandre Resende, Gerente de Marketing da Goiás Turismo. Ele abordou o programa “Bora Pra Goiás”, apresentando as vantagens do Ecoturismo na região, que se destaca por suas paisagens naturais, condutores qualificados e hospedagens simples e confortáveis. Com fácil acesso via Aeroporto de Brasília, destinos como Pirenópolis e Mambaí oferecem tarifas atrativas e uma experiência autêntica para quem busca contato direto com a natureza.

ARENA VIVÊNCIA E LAZER: O potencial da Capital Federal para o Turismo Cívico e a importância desse segmento foram o destaque na palestra de Juliana Borges, Coordenadora de Relações Públicas do Senado Federal. Ela contou sobre suas vivências e sobre como o programa de visitação do Congresso Nacional consegue educar politicamente e falar sobre temas como arquitetura, história e artes, em apenas um passeio pelas Casas Legislativas. Segundo ela, essa atividade informativa também oferece munição para o exercício da cidadania.

TURISMO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Realizada paralelamente à vasta programação da ABAV Expo 51, a 1ª Jornada do Turismo 2030 – Estratégias para prosperar frente aos Desafios Climáticos encerrou-se nesta sexta-feira (27). Com painéis mediados pela jornalista Christiane Pelajo e apresentação de trechos da websérie ‘Jornada 2030 – Passaporte para o Futuro’, o evento debateu, ao longo de dois dias, “Turismo Regenerativo e Descarbonização”. Participaram do último debate do evento, a presidente do Conselho da ONG SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, o líder indígena comunitário Enoque Macuxi, a atriz Rayssa Bratilieri e o coordenador executivo da CONAQ, Biko Rodrigues. A programação também contou com miniapresentações de instituições e organizações parceiras.

LANÇAMENTO: A temperatura subiu na ABAV Expo 51, no segundo dia do evento. O ator Cauã Reymond esteve presente na maior feira de Turismo da América Latina para uma ação no estande da Viagens Promo. Na ocasião, a operadora anunciou uma ação voltada para aceleração de negócios para as agências fidelizadas.

VISITAÇÃO ABERTA: Neste sábado (28), a ABAV Expo 51 vai proporcionar uma oportunidade única de conhecer, em primeira mão, as principais tendências do setor, as belezas e a cultura gastronômica dos quatro cantos do mundo, ao mesmo tempo em que contribui para a organização humanitária Médico Sem Fronteiras (MSF). O público geral poderá participar da maior feira de Turismo da América Latina, das 13h às 20h. A entrada solidária terá valor a partir de R$ 20 reais e será totalmente revertida para a MSF.

Approach Comunicação