LAGOSTA: Pitimbu promove Festival durante dois finais de semana e espera público superior a 70 mil pessoas

Destaque Paraíba

A cidade de Pitimbu, distante 65 km de João Pessoa, no litoral sul da Paraíba, será palco nos próximos dois finais de semana da segunda edição do Festival da Lagosta, um evento que valoriza a gastronomia local e reforça o título de Capital paraibana da Lagosta, conferido pela Assembleia Legislativa, por meio de um projeto do deputado Eduardo Carneiro. A previsão é de que mais de 70 mil pessoas passem pela cidade nos dias 9, 10, 14, 15 e 16 de novembro.

O Festival será dividido em duas partes que pretendem valorizar a Gastronomia, o Artesanato e a Cultural local. Para isso, a programação contará com shows das pratas da casa e artistas renomados, como Zé Vaqueiro e Jonas Estilizado. Haverá também concursos dos melhores pratos com protagonismo da lagosta, de artesanato e desfile de moda. O festival será realizado no Pátio de Eventos de Acaú e cada prato degustação terá o preço de R$ 20, com direito a levar o prato de lembrança e uma cerveja ou refrigerante.

Mas Pitimbu não é uma cidade que chama atenção apenas pela lagosta. Ela conta com uma das faixas litorâneas mais belas do Nordeste, com 13 praias numa extensão de 28 km – a maior da Paraíba. A cidade tem sua religiosidade, com destaque para a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde não há bancos para assistir as missas. No conjunto, está o Memorial Arqueológico, inaugurado em 2016, com 12 gavetas repletas de artefatos que foram encontrados durante as obras de fábrica de cimento Brenand.

Outro Memorial da cidade é o da Mestre Zefinha, uma artesã que trabalhava com palhas de coqueiro e que se notabilizou nessa arte, criando uma geração que veio durante e após a sua morte, em 2018, quando tinha 72 anos de idade. A importância dela para o artesanato foi referendado no Salão do Artesanato da Paraíba, que lhe rendeu uma homenagem. O Memorial foi transformado também como um ponto de informações turísticas.

Professora Adelma, prefeita de Pitimbu, está empolgada

Prefeita diz que cidade precisa ser descoberta, até pelos paraibanos

A prefeita Professora Adelma disse que está entusiasmada com a realização desse segunda edição do festival, apostando na visibilidade que ele trará para a cidade. Na opinião dela, Pitimbu é um “tesouro isolado” na Paraíba e que precisa ser descoberto, principalmente, pelos paraibanos. Na edição de 2023 do festival, entre 40% e 50% do público era de pessoas de Pernambuco. Da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande foram a maioria desse público, mas ela pretende atrair pessoas outras cidades paraibanas.

A cidade está inserida no Roteiro Integrado Costa das Falésias, lançado em setembro deste ano, e que contempla o Conde e Caaporã, criado por meio de consultoria do Sebrae da Paraíba, que explora regiões de mar, zona rural, artesanato, passando por comunidades indígenas e quilombolas, patrimônios históricos, peças de artesanato e restaurantes rurais, além de manifestações culturais que revelam um pouco das raízes dos povos tradicionais dessas terras.

Nesse contexto, uma cidade complementa a outra em segmentos como hotelaria, que tem sido um diferencial do Conde e atendido as demandas de Pitimbu e Caaporã, que ainda carecem de equipamentos hoteleiros. Conforme o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico de Pitimbu, Allison Bias, a cidade ainda é um “berço” a ser explorado, com apenas 63 anos de emancipação política, sendo pouca conhecida como a terra da mangaba, da macaxeira, da galinha de capoeira… Destacou ainda a total segurança na cidade, que não tem registrado nenhuma ocorrência de assalto nos últimos anos.

Programação do Festival:

Dia 09/11
17h: Concurso Musical
20h: Resultado do Concurso Musical e Desfile de Moda
21h: Apresentação de Banda Local

Dia 10/11
16h: Apresentações de Bandas Marciais
17h: Concurso de Artesanato Criativo
18h: Xaxado com Apresentações de Repente e Embolada
18h: Desfile de Moda Local
19h: Aruenda da Saudade com Coco de Roda Novo Quilombo
20h: Resultado dos Concursos de Artesanato Criativo e Gastronômico
20h30: Apresentação de Banda Local

Apresentações culturais (14 a 16 de novembro)

Dia 14/11
21h: Apresentação de Isadora Pompeo

Dia 15/11
21h: Apresentação de Banda Local
00h30: Apresentação Principal com Zé Vaqueiro

Dia 16/11
21h: Apresentação de Banda Local
00h30: Encerramento com Jonas Esticado

Fábio Cardoso