Prefeitura inaugura novo letreiro e substitui ‘Jampa’ por ‘João Pessoa’ e coração pelo sol

Destaque Paraíba

Acabou na noite desta quinta-feira (05) o mistério em torno do novo letreiro de João Pessoa instalado entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. Ao lado do governador da Paraíba, João Azevêdo, o prefeito Cicero Lucena comandou a solenidade de lançamento da nova marca da capital paraibana que, a partir de agora, investirá no nome oficial da cidade. O novo letreiro teve o nome ‘Jampa’ trocado por ‘João Pessoa’ e, no lugar de um coração, foi colocado um sol, que será a marca registrada do turismo pessoense. A solenidade marcou ainda o aniversário de 436 anos da cidade, comemorado nesta quinta-feira.

O prefeito afirmou que a marca do novo letreiro levará o nome de João Pessoa para o mundo, pela modernidade do trabalho, bem como o visual. Ele disse que a prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, tem trabalho de forma intensa para apresentar uma cidade que ofereça qualidade de vida para os turistas, assim como para as pessoas que residem na cidade. “O turismo só é bom quando atende a turistas e moradores, sendo bom para todos”, pontuou o prefeito.

“Tentativa de imitação de Sampa”

Para o governador, o novo letreiro é uma marca importante para a Paraíba, “porque estamos resgatando o nome dessa cidade. Jampa era uma imitação, ou uma tentativa de usar Sampa como foi feito em São Paulo, entretanto, não era a nossa marca, a nossa é João Pessoa. João Pessoa tem sua identidade. Quando a gente fala de João Pessoa tem uma identidade direta com a cidade. Eu acho a marca importante, primeiro, pelo resgate e, segundo, por ser uma marca que agora facilita a identidade, que será massificada pela mídia, pelos meios de comunicação e as pessoas no mundo inteiro. Quando a gente vê um sol desse, maravilhoso, nós vamos associar a João Pessoa”, disse.

Um dos diferenciais do novo letreiro será a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, visual e de locomoção. Devido à infraestrutura acessível, qualquer pessoa poderá subir no letreiro para ser fotografado dentro do grande sol que une as duas palavras que forma o nome da cidade.

O Busto de Tamandaré é um dos três pontos turísticos mais visitados da cidade de João Pessoa. O letreiro, que possui 16 metros e foi construído com madeira naval e fibra de vidro, traz a oportunidade de espalhar o nome da cidade pelo Brasil e pelo mundo, agora em sua versão completa.

O evento de inauguração contou com a banda Os Gonzagas e com as participações das The Voice Kids, Anna Clara Dias, Clara Dantas e Laís Menezes, além da Banda 5 de Agosto com a participação do cantor Paulo Brasil. Junto com o grupo de capoeira Angola Palmares, eles se apresentaram no palco do Busto de Tamandaré. No Largo das Gameleiras performou a Trupe Circense Família Los Iranzi e na Feirinha de Tambaú o grupo Eita de Projeções Culturais.

Fábio Cardoso, com Secom-JP