Porto Pesqueiro de Cabedelo deve ser inaugurado no 1° semestre e será um divisor de águas para a economia da Paraíba

Destaque Paraíba

A Paraíba está se preparando para a operação do Porto Pesqueiro de Cabedelo, no Litoral Norte, empreendimento que será um divisor de águas para o setor de pesca do Brasil e economia paraibana. Com um investimento em torno de R$ 15 milhões, a Rotamar, que administra o Porto Pesqueiro, por meio do Ceo Maurílio Peçanha, revelou que está em fase de estudos a implantação de outros projetos, como quatro taques para recepção de Tilápias, a construção de uma unidade para lagostas vivas e um estaleiro naval.

Em entrevista exclusiva para o Turismo em Foco, Maurílio Peçanha revelou ainda que a Rotamar pretende realizar, em 2022, um grande encontro entre os agentes pesqueiros, ‘por hora denominado Festival do Atum”, onde ocorrerão, durante quatro dias, Campeonatos de Pesca Esportiva, Amostras Culinárias, Feiras de Artesanatos Locais, além de oferecer oportunidade para artistas locais se apresentarem em eventos culturais. “Também será uma data que já pensamos em combinar com uma Feira Internacional de Pescado, atraindo mais empresas do setor e aumentando ainda mais a presença Global da Paraíba”, afirmou.

Na entrevista, Maurílio Peçanha falou sobre uma série de outros projetos, destacou a importância das obras de dragagem do Porto de Cabedelo e quase gravou o primeiro semestre como prazo para a inauguração oficial do Porto Pesqueiro de Cabedelo, assim como o início de funcionamento das empresas que estarão atuando no empreendimento.

 

Leia entrevista completa:
Qual o cronograma de investimento da empresa na Paraíba e valor do investimento?
A Rotamar dividiu o Porto Pesqueiro de Cabedelo em 3 grandes Fases: A primeira foi a de recuperação, que foi concluída. A segunda fase foi chamada de revitalização, concluída em janeiro de 2022 e a terceira e última fase é a chamada modernização, que iniciou em fevereiro. A concessão foi assinada praticamente em maio de 2021, em plena pandemia da Covid-19, e as obras, devido a fase inicial de planejamento, que é movimentação de solo, contratação de pessoal, formação de canteiro de obras, denominada fase preliminar, durou 60 dias, sendo que o Porto Pesqueiro de Cabedelo tem efetivamente 180 dias em obras e será totalmente ativado ainda este ano. Cabe ainda ressaltar que só faltam os maquinários industriais chegarem. Importante ainda ressaltar que a Unidade Comercial, operado pela Pesconauta está concluída. A unidade de Abastecimento Marítimo, operado pela Petrol Combustíveis está concluída. A Fábrica de Gelo, operada pela Gelomix está concluída. A estação de rádio costeira, Radar está concluída. O montante de investimento gira em torno de 15 milhões de reais, porém, temos outros investimentos em fase de estudo, como a implantação de 4 tanques para recepção de Tilápias, a construção de uma unidade para lagostas vivas e um estaleiro naval.

Quais as estimativas para as contratações de pessoas aos setores da Rotamar?
As contratações já estão em fase de seleção, cuja nossa base de dados fica no Estado do Espírito Santo, sendo coordenado remotamente com o Gerente de Operações Portuárias que se encontra em Cabedelo, na Paraíba. Serão centenas de empregos diretos e milhares de empregos indiretos.

Qual a estimativa de exportação (qual produto) e mercados a serem explorados?
A capacidade de movimentação diária do terminal gira em torno de 100 toneladas. Os produtos que serão exportados serão principalmente o Atum, o Meca, a Tilápia e os peixes vermelhos, como os Pargos e Ciobas, por exemplo, além de frutos do mar.

Comente um pouco sobre o projeto de dragagem da área de acesso ao Porto de Cabedelo e quais operações estarão previstas nos próximos dias?
A Dragagem do canal, a ser realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, garantirá que embarcações maiores atraquem no Porto Comercial de Cabedelo. Isto impactará diretamente o TPP, permitindo que todo tipo de embarcação pesqueira conhecida mundialmente possa atracar em nosso terminal com total segurança. Nos próximos dias estaremos divulgando a inauguração das empresas que compõe a Rotamar/PB, sendo que haverá uma cerimônia aberta ao público para este ano, espera-se que seja neste primeiro semestre, a grande inauguração do Porto Pesqueiro de Cabedelo, como um todo.

Quais são as previsões para os próximos anos deste empreendimento?
A Rotamar está fazendo inúmeras parcerias para com agentes que compõe a indústria pesqueira mundial, garantindo também que o produto dos pescadores artesanais e da maricultura cheguem aos mercados internacionais, com um Selo de Origem, rastreabilidade e sustentabilidade, levando, novamente, Cabedelo ao destaque internacional. A Rotamar contará com todos os serviços necessários para o fomento pesqueiro, desde um centro comercial, operado pela Pesconauta, com insumos náutico pesqueiro, atendendo a tanto ao pescador profissional, como o esportivo, além de uma unidade de combustível marítimo, com capacidade para até 1 milhão e 800 mil litros por mês, podendo ainda ser estendido. Estamos atualizando a indústria pesqueira, operado pela Doporto Seafood, para também atender a tilapicultura e carcinicultura.
Estamos estudando para este ano de 2022 um grande encontro entre os agentes pesqueiros, por hora denominado Festival do Atum, onde ocorrerão durante 4 dias, Campeonatos de Pesca Esportiva, Amostras Culinárias, Feiras de Artesanatos Locais, além de oportunidade para artistas locais se apresentarem, também será uma data que já pensamos em combinar com uma Feira Internacional de Pescado, atraindo mais empresas do setor e aumentando ainda mais a presença Global da Paraíba. O Porto Pesqueiro garantirá que todos os agentes produtores usufruam dos serviços, dando condições de primeiro mundo para transformar nossa pesca, em todas as suas artes, em uma verdadeira potência. Peixe nós temos, faltava infraestrutura, faltava a Rotamar. Somos a mensagem que amarra o passado de honra ao desejo de glória futura. Rotamar Brasil imprimindo novos rumos promissores!

Fábio Cardoso

Equipamento tem acesso privilegiado

A Rotamar é a administradora do Terminal Pesqueiro de Cabedelo, na Paraíba. Ela surge da necessidade da ordenação dos terminais pesqueiros no Brasil, bem como um forte ponto de apoio logístico e de suprimentos para a cadeia produtiva pesqueira nacional e até internacional. O setor produtivo brasileiro está concentrado em dois grandes eixos: Norte e Sul. Com a operação, a tendência será a migração de embarcações industriais, comerciais e artesanais para o local. Contudo, haverá um trabalho de dinamismo interligado entre as empresas no terminal, fechando a cadeia produtiva que dispõe de um acesso privilegiado, na parte mais oriental do continente americano, próximo a costa europeia e africana, possuindo os maiores estoques pesqueiros do atlântico, sendo um dos maiores do mundo.

Segundo o relatório do Estado Mundial da Pesca e Aquicultura (SOFIA), a produção total de peixes deve aumentar para 204 milhões de toneladas em 2030, 15% a mais que em 2018, com a participação da aquicultura crescendo dos atuais 46%. Estima que o Brasil deve registrar um crescimento de 104% na produção da pesca e aquicultura em 2025. Segundo o estudo, o aumento na produção brasileira será o maior registrado na região, seguido de México (54,2%) e Argentina (53,9%) durante a próxima década.

Em âmbito global, a produção deve crescer até alcançar 195,9 milhões de toneladas em 2025, um aumento de 17% em comparação a produção de 2013- 15, de 166,8 milhões, após 2014 registrar pela primeira vez aumento na produção aquícola para o consumo direto em relação às capturas por pesca. Isso significa que no ano 2025 o mundo vai produzir 29 milhões de toneladas a mais de peixe que em 2013-15 e quase todo esse aumento vai acontecer nos países em desenvolvimento por meio da aquicultura. Nisto, a Rotamar iniciou seu processo de exploração econômica e vai operar com eficiência com os agentes produtivos do setor e a comunidade local.

Infraestrutura habilitada à obtenção de SIF, ampliando a qualidade da manipulação de pescados aos requisitos sanitários que permitem comercialização para fora do estado da Paraíba, de forma In Natura ou parcialmente processada ou congelada; Congelamento e armazenamento congelado de pescados; Embalagem para exportação de atuns; Recepção, beneficiamento, congelamento e armazenagem refrigerada de camarões advindos da Carcinicultura;
Aluguel de Salas com fins comerciais, vinculados ou não a atividade pesqueira; Estacionamento de veículos; Aluguel de cais (Estadia, Manutenção etc.)

Com a sua operação regular, trará oportunidade de prestar serviços que atenderão também aos mercados regional, nacional e internacional, onde contará com uma enorme gama de produtos e serviços ofertados, não encontrados em nenhum outro terminal, quer seja público, quer seja privado no país, permitindo o atendimento integral das necessidades dos clientes que poderá absorver uma parcela do pescado capturado pelas embarcações pesqueiras que atracarão e movimentarão a sua carga no cais.

A operação da unidade se dará em 2 turnos de 8 horas cada, de segunda á sexta e 2 turnos de 4 horas aos sábados, totalizando 44 horas semanais, sendo que os serviços de manutenção, segurança patrimonial e operação da fábrica de gelo funcionam 24h por dia, 7 dias na semana, e consistirá basicamente nas seguintes atividades:
1. Desembarque, lavagem, seleção, acondicionamento adequado para transporte e expedição de atum e outros pescados, oriundos de embarcações industriais;
2. Oferta de atividades e insumos básicos: Fornecimento de gelo, água, energia e combustível;
3. Estação de Rádio Costeira.

Ainda, enxerga-se as seguintes atividades acessórias potenciais, e são incluídas:
O terminal de Cabedelo, foi desenhado para ser o modelo no país, devido, principalmente, a sua estratégica localização, além da abundância do Atum e suas espécies (Albacoara laje, Albacoara Branca e Albacoara Bandolim) há enorme destaque para outros pescados e frutos do mar, como o Dourado “Mahi-Mahi” (Coryphaena hippurus), Garoupa (Epinephelus malabaricus), Cioba (Lutjanus analis), Badejo (Mycteroperca bonaci), Olho-de-boi (Seriola lalandi), Lagosta Verde (Palinurus laevicauda), Lagosta Vermelha (palinurus Argus), Saramunete “peixe-trilha” (Mulloidichthys Martinicus), Ariocó (Lutjanus synagris), Camarão-Sete-Barbas (Xiphopenaeus kroyeri), Camarão Branco (Litopenaeus Schimitti), Camarão Rajado (Farfantepenaeus subtilis), entre outras.

Com as operações do terminal pesqueiro, no 1º ano de atividade já se prevê o movimento de 6.144 toneladas e um total de 1.200 atracações. O resultado é condizente com os valores do levantamento feito no âmbito do documento referência “Elementos de Viabilidade Técnica e Econômica para Concessão do TPP/Cabedelo – 2017” elaborado pela antiga SEAP, que considera no 1º ano de operação do terminal o fluxo de 70 embarcações, com média de 100 atracações no mês.

Assessoria de imprensa