Eco Parque Angicos, em Bananeiras (PB), está pronto para ser inaugurado

Destaque Paraíba

A região do Brejo paraibano já tão cheia de atrativos turísticos como roteiros pelos engenhos de cachaças, casarões antigos e uma natureza sem igual, vai ganhar mais um equipamento que deixará os turistas e paraibanos deslumbrados. O equipamento, que está pronto para ser inaugurado, foi instalado no distrito de Roma, na Fazenda do mesmo nome, a 9 km de Bananeiras. 

O Eco Parque foi construído ao lado da casa grande da fazenda e é um verdadeiro oásis para quem gosta de aventura e curtir a natureza de forma plena. Projetado pelo Grupo SCP, o equipamento conta com tirolesa seca e molhada, arvorismo, pedalinhos, off-road kids e pesque-pague, entre outras atrações, algumas ainda não instaladas. É um local para adultos e crianças, permitindo assim que seja um passeio para toda a família.  

O passeio ao Eco Parque é um roteiro que também pode ser feito por aqueles que curtem história. Ao lado do equipamento, a atração é a casa antiga da Fazenda Angicos, que recentemente passou por um completo processo de restauração. De cara, se percebe a imponência de sua estrutura e, no interior, apesar da reforma, se mantém praticamente original. O projeto de restauração é das arquitetas Isabele e Áurea Padilha, que também projetaram o Projeto Eco Parque Angicos. 

Engenho Angicos é uma jóia da arquitetura

O Engenho Angicos é uma jóia da arquitetura paraibana. O casarão está muito bem preservado em sua estrutura, principalmente.

A casa-grande é um charme! Este engenho é do século XIX e por isso passou por muitas fases da nossa história, como por exemplo o ciclo do café, ciclo de cana-de-açúcar, ciclo do sisal e do gado de leite. Sua arquitetura é em estilo neoclássico, a fachada é dividida em três blocos, cada um com sua característica e carregando sua história.

O bloco central, foi o primeiro a ser construído e depois foi feito em anexo a parte onde ficava a senzala, outros cômodos e por último uma espécie de galpão já do século XX. Ainda na fachada, vemos uma espécie de sacada na parte de cima, as portas dão um charme com seus arcos plenos, sem contar com seu gradeado totalmente original. 

Disponível aqui, conseguimos conhecer o engenho que ainda tem preservado alguns maquinários, o que nos permite conhecer um pouco mais da produção da época. Alguns desses maquinários estão em seu lugar de origem, como a chaminé que permanece lá preservada, sendo uma relíquia para os amantes da história. 

Esse tipo de engenho, na época, era chamado de engenhoca.

O interessante, é que a fundação da casa foi em cima de um lageado, um pouco diferente do costume. No interior do casarão a estrutura é toda de madeira, assim como o assoalho original da parte de cima da casa. Os móveis foram trocados, porém trocados por móveis de época que ornam muito bem com os ambientes.

Fábio Cardoso e Beth Espínola