Viva o Centro: Jazz, blues e canto lírico no Centro Cultural de São Francisco

Destaque Eventos Culturais

Canto lírico, jazz, blues, clássicos da música brasileira e internacional são alguns gêneros e estilos que o público pode apreciar nesta quarta-feira (9), quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no projeto Viva do Centro com Música, às 17h30, Centro Cultural de São Francisco (CCFS). A entrada é aberta para todos os públicos e o estacionamento é gratuito, com acesso por trás da igreja, no bairro do Roger.

Na quarta-feira (9), na nave central da Igreja de São Francisco, será apresentado um dueto curto de ópera soprano e tenor, com os cantores Izadora França e Leonardo Domingos, acompanhados pelo pianista Vinicius Sales. No repertório ária famosas do italiano Giacomo Puccini, compositor de óperas italiano (1858-1924). Suas óperas são algumas das mais interpretadas atualmente, entre elas ‘La bohème’, ‘Tosca’, ‘Madama Butterfly’ e’ Turandot’. Além de Vicenzo Bellini e Giuseppe Verdi, com sua ‘La Traviatta’.

Em seguida, no adro do CCSF, se apresenta o naipe de saxofones da Big Band Rubacão Jazz, um grupo pequeno formado por Gilbert Monteiro (Sax Soprano), Erick Almeida (Sax Soprano), Isaac Santos (Sax Alto), Klauniston Gomes (Sax Alto) Andrea Tejera (Sax Alto), Francisco Júnior (Sax Tenor), Moisés Rodrigues (Sax Barítono). O grupo tem uma formação bastante versátil, podendo se apresentar com quatro ou até sete saxofonistas. A proposta do grupo é alcançar públicos distintos, trazendo um repertório variado em ritmos e estilos musicais, proporcionando uma maior disseminação cultural da música instrumental.

Na quinta-feira (10), às 17h30, haverá um dueto curto de ópera com o sopranista Kleiton D’Araújo e o barítono Eduardo Cunha Lima, conduzidos pelo pianista Hamurabi Ferreira. O repertório também composto por árias e clássicos populares de óperas italianas, com final da tradicional ‘Ave Maria’ do vienense Franz Peter Schubert.

Logo após se apresenta Big Band Rubacão Jazz, uma orquestra clássica formação instrumental que inclui os naipes de saxofones, trombones e trompetes, além de contar com instrumentos de apoio como bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo. Com 10 anos de atuação, a Rubacão Jazz se destaca no cenário cultural de João Pessoa por ser um grupo que não se dedica apenas à performance instrumental, mas também com a pesquisa histórica do nosso repertório brasileiro por meio do resgate de clássicos da nossa música. Seu repertório vai do Frevo ao Jazz, passando pelos clássicos vindos do estrangeiro e músicas de compositores e arranjadores locais.

Na sexta-feira (11), excepcionalmente, não haverá apresentação do grupo de trompetes da Rubacão Jazz, devido ao concerto da Orquestra Sinfônica Municipal. Mas, haverá uma ópera curta com os cantores líricos Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, acompanhado pelo pianista Vinícius Sales.

O educador, Sávio Pimenta, comentou que ficou sabendo do projeto por meio de um amigo de trabalho. “Fiquei impressionado com a qualidade dos músicos que nós temos e muitos não sabem. Uma lindeza”, disse que o educador.

Viva o Centro com Música – É um projeto idealizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município (Inovatec JP) em parceria com o governo do Estado da Paraíba. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o centro histórico de João Pessoa através da cultura, especialmente a música.

O Música no Centro também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, o projeto explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.

Programação:
Viva o Centro com Música

Dias: 11, 10 e 11 de outubro 2024
Hora: 17h30
Local: Centro Cultural de São Francisco, Centro Histórico
Entrada gratuita para todos os públicos.
Estacionamento também gratuito, com acesso por trás da igreja, no bairro do Roger.

Quarta-feira (9)

Canto: Izadora França, Leonardo Domingos e o pianista Vinicius Sales.
Instrumental: Naipe de saxofones da Rubacão Jazz

Quinta-feira (10)
Canto: Óperas curtas com Kleiton D’Araújo, Eduardo Cunha Lima e o pianista Hamurabi Ferreira.
Instrumental: Big Band Rubacão Jazz.

Sexta-feira (11)
Canto: Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, acompanhado pelo pianista Vinícius Sales.

Secom João Pessoa