10 destinos em alta para fazer intercâmbio em 2018

Mundo

Fazer um intercâmbio é sempre resultado de muito planejamento. Qual o melhor destino? Quanto tempo ficar? Viajar sozinho ou em grupo? – essas são apenas algumas das decisões a serem tomadas. No entanto, fugir do lugar comum também pode estar em seus planos. Para além dos destinos mais conhecidos, como Londres e Califórnia, existem algumas opções que estão caindo no gosto dos estudantes brasileiros, mas ainda não são tão conhecidas pelo grande público.
“As vantagens de escolher um destino pouco explorado são muitas. O custo pode ser menor, e a imersão cultural mais intensa, o que facilita o aprendizado do idioma. Muitas vezes o aluno chega com uma ideia na cabeça e acaba se surpreendendo com destinos que não tinha considerado antes,” explica Andrea Arakaki, diretora geral da EF Education First, líder mundial em intercâmbio e cursos no exterior. Segundo ela, é essencial que o destino esteja em sintonia com o perfil do estudante. “Por isso nós procuramos identificar as preferências do aluno para recomendar a melhor escolha entre nossos 46 destinos”. Confira abaixo 10 destinos recomendados pela EF ainda pouco explorados e que vão fazer a cabeça dos intercambistas em 2018.
Singapura
A cidade-estado de tradição cosmopolita, porta de entrada para a Ásia, é ideal para alunos com interesse no mundo dos negócios. A cidade concentra startups de várias áreas (como games e aplicativos) e desponta como um pólo de inovação e criatividade no mundo todo. Com quatro línguas oficiais (inglês, mandarim, malaio e tâmil), pode até parecer estranho ir para Singapura para aprender inglês, mas como a cidade concentra pessoas vindas de várias partes do mundo, esse é justamente o idioma mais utilizado. Aliás, o destino é muito procurado por quem quer aprender inglês voltado para negócios. Multicultural, e com um excelente sistema de transportes, é comum que as pessoas viajem para países vizinhos nos fins de semana.

Honolulu
Fazer um intercâmbio na capital do Havaí dará a qualquer estudante a possibilidade de aproveitar o clima tropical do arquipélago em qualquer estação do ano. Com algumas das praias mais bonitas do mundo, como a famosa Waikiki, Honolulu é uma cidade perfeita para quem quer combinar um contato maior com a natureza e a excelente infra-estrutura da cidade. Mas engana-se quem pensa que Honolulu é apenas praia. Com cerca de 800 mil habitantes, a cidade tem toda sua economia voltada ao turismo, com inúmeras opções de universidades e escolas de idiomas, ótima estrutura de transportes (o sistema da cidade foi premiado duas vezes pela American Public Transportation Association como o melhor da América) e uma qualidade de vida bem acima da média nacional. Honolulu também abriga o maior centro comercial a céu aberto do mundo, o Ala Moana Center.

Bristol
Cidade portuária ao sul da Inglaterra, Bristol é um destino para vários perfis de aluno. A cidade tem vida cultural intensa e combina prédios de arquitetura georgiana com centros comerciais e navios históricos que viraram museus. Bares, pubs e casas de show competem com espaços de música clássica da era vitoriana. Bristol tem localização privilegiada pois está próxima a Birmingham e Londres, e temperaturas um pouco acima destas últimas. Um atrativo é seu baixo custo de vida (bem menor que o de Londres) e suas ótimas instituições de ensino, como a Bristol University e a University of the West of England, mundialmente prestigiadas.

Seattle
Maior cidade do estado de Washington, nos EUA, mas não sua capital, que é Olympia. Seattle é dinâmica, repleta de empresas multinacionais (como a Microsoft) e um centro financeiro-comercial. Seattle abriga a primeira loja da Starbucks do mundo – localizada no famoso Pike Place (mercado do porto), um incrível museu da música, a super tecnológica torre Space Needle, e o Pacific Science Center. Devido à proximidade com o Pacífico, a cidade tem clima frio e úmido, com chuvas bem mais frequentes do que em outros estados do oeste americano. Muitas são as opções de contato com o verde, como os parques naturais e suas florestas.

Brisbane
Capital do estado de Queensland, Brisbane é a terceira maior cidade da Austrália e única capital com clima subtropical do país. Conhecida como Capital dos Dias Ensolarados, a cidade tem clima quente no verão, e noites de temperatura refrescante. Um dos destinos mais procurados por viajantes no país, Brisbane se destaca pela qualidade de vida, segurança e paisagens exuberantes. Queensland concentra diversos lugares tombados como patrimônio da humanidade – uma boa sugestão é visitar o sítio arqueológico de fósseis mamíferos de Riversleigh, além de Wet Tropics, Fraser Island e a famosa Great Barrier Reef.
Seul
Seul, a capital sul-coreana, equilibra bem as tradições antigas com a modernidade. Conhecer a cidade requer um passeio que vai do Palácio Changdeokgung, reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, as tradicionais casas do bairro Bukchon, chamadas de “hanok” e a andar entre a multidão no Dongdaemun, com shoppings que ficam abertos 24h por dia. Entre uma aula e outra, é possível se divertir num karaokê com amigos cantando K-pop, tradicional música pop coreana, que mistura, num senso estético muito próprio, influências do pop, hip hop, rock e R&B. Um outro aspecto da cultura coreana são as novelas (K-drama), famosas em toda a Ásia. Visitar os estúdios de uma TV para assistir à gravação dessas novelas pode garantir a diversão de uma tarde toda!
Eastbourne
Eastbourne é uma cidade pequena e aconchegante ao sul da Inglaterra. Como não tem uma tradição tão forte em receber turistas de outras partes do globo, essa pode ser uma oportunidade de praticar ao máximo o inglês com a população local. Localizada a 104 km de Londres, tem um custo de vida bem menor que a capital britânica. Sua a arquitetura vitoriana e os inúmeros jardins floridos são o charme da cidade, que é conhecida por ser calma e hospitaleira.

Costa Rica
Conhecida como “a Suíça da América Central” devido à sua prosperidade econômica, a Costa Rica apresenta uma biodiversidade incrível (5% de toda a biodiversidade terrestre) muito bem preservada ao longo do seus 35 parques nacionais e 8 reservas ecológicas. Com clima tropical, as temperaturas variam de um tempo quente e seco (dezembro a abril) a um tempo chuvoso (maio a novembro). A presença de vulcões é um outro atrativo do país, que chama a atenção de turistas de toda a parte e reforça o clima de aventura do intercâmbio. Localizado entre os oceanos Pacífico e Atlântico, é possível atravessar o país de carro em cerca de 5 horas, indo do litoral do Caribe à costa árida de praias incríveis, como Tamarindo. A Costa Rica é recomendada aos estudantes que querem aprender o espanhol num dos destinos mais paradisíacos do Caribe.

Málaga
Málaga é uma cidade portuária no Mediterrâneo e coração da Andaluzia. Cheia de história, e com vários atrativos culturais, como museus, teatros e cinemas, Málaga soube se modernizar e hoje é uma das principais cidades da Espanha. A culinária é um espetáculo à parte, repleta de peixes, frutos do mar e ervas de aroma único.
Brighton
Antiga vila de pescadores no litoral sul da Inglaterra, Brighton é hoje a “rainha das praias” do Reino Unido, sendo frequentada por muitas artistas e famosos. Um dos destinos preferidos dos londrinos aos fins de semana, a cidade reúne cada vez mais estudantes de várias partes do mundo que viajam em intercâmbio para aprender ou melhorar seu inglês. A cidade é um dos principais centros educacionais da Inglaterra.

Agência Comunica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *