Obras cinematográficas gravadas em pontos turísticos italianos para assistir (e quem sabe visitar) durante o verão europeu

Cotidiano Mundo

É fato que a Itália é conhecida por vislumbrar e causar inspiração aos turistas que visitam a região. Quando se trata de cinema, o país já foi cenário de diversas obras entre todos os tipos de gêneros, como romance, ação, drama, em inúmeras cidades italianas. Locais como Roma, Florença e regiões mais ao norte do território são as principais locações escolhidas por diretores para as gravações, muitas das quais se tornaram icónicas. 

Aproveitando a época do verão europeu, a Civitatis, companhia espanhola líder global em distribuição online de atividades, excursões e visitas guiadas, elaborou uma lista com alguns filmes que foram gravados em cenários e cidades que estão aberto a visitação.

  1. Amor & Gelato | Cidade: Florença

           

Se você curte um romance teen, Amor & Gelato é o filme certo pra você! Baseado no livro de mesmo nome da autora americana Jenna Evans Welch, o longa conta as aventuras da protagonista Lina, que viaja para a Itália durante o último verão antes de entrar na faculdade para atender o pedido da sua falecida mãe: conhecer o pai. Na viagem pela cidade italiana de Florença, Lina descobre o amor pelo gelato italiano e conhece dois rapazes que vão mexer com o seu coração.

Florença é um belo local a ser visitado quando o país de destino é Itália! A Civitatis possui programas fantásticos na capital como o Free Tour dos mistérios e lendas de Florença, que acontece durante o período da noite para dar aquele ar sombrio aflorando os lados ocultos da capital da Toscana. É possível incluir nessa programação também, o Tour pelas passagens secretas do Palazzo Vecchio – que também foi retratado no romance de ficção Inferno, do autor Dan Brown. Essa opção de passeio permite que os viajantes percorram um labirinto de portas e passagens escondidas em um antigo palácio.

2.Casa Gucci | Cidade: Roma 

Estrelado por Lady Gaga e Adam Driver, o longa-metragem dirigido por Ridley Scott conta a história real da família italiana por trás da grife luxuosa Gucci dando detalhes do assassinato de Maurício Gucci, herdeiro da marca, morto por sua ex-esposa Patrizia Reggiani em 1995.

O filme é uma mistura de trama, moda, drama, glamour e cenários magníficos gravados em pontos turísticos italianos, como os Alpes Italianos do Valle d’Aosta, Lago de Como, Milão e Roma. Dando destaque para a capital da Itália, Roma foi o cenário do casamento entre Maurício e Patrizia na igreja Santa Maria in Campitelli. Além das cenas, os centros urbanos aparecem bastante no filme com diversas opções de passeios.

Entre as opções, o Coliseu pode ser visitado à noite com um tour desfrutando de toda a sua iluminação.  Para quem gosta de mesclar arte, história e cultura em um mesmo passeio, a ideia é realizar a visita guiada pela cidade romana conhecendo mais a fundo a Piazza di Spagna, o Campo de Fiori e a Piazza Navona. Por fim, mas não menos importante, a visita aos Jardins Vaticanos tornará a viagem ainda mais inesquecível! Do local é possível avistar a basílica de São Pedro além de poder desfrutar do teto da Capela Sistina.

3. Me chame pelo seu nome | Cidade: Região da Lombardia

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, “Me chame pelo seu nome” encanta pela história de amor vivida entre Elio e Oliver durante as férias de verão no norte da Itália. Grande parte da história acontece na casa da família de Elio em uma vila preenchida de jardins em seu entorno. Essa propriedade utilizada para as gravações é datada do século 16 e é conhecida como Vila Albergoni.

Os cenários do filme se passam na região da Lombardia e podem ser visitados por meio de passeios bate-e-volta desde a sua capital, Milão. As opções de passeio nesse local são diversas: Free Tour da arte por Milão, onde os turistas podem desfrutar do Jardim Vertical presente no centro da cidade, além da catedral e o Castelo Sforzesco; Excursão a Bérgamo, cidade localizada no nordeste de Milão com visitas no Centro Histórico além da belíssima basílica de Santa Maria Maggiore; Última Ceia de Leonardo da Vinci, uma das mais lindas obras de arte da história que fica localizada no refeitório do convento da igreja de Santa Maria delle Grazie.

4. Cartas para Julieta | Cidade: Verona

Para os fascinados por uma comédia romântica, “Cartas para Julieta” mexe com o romantismo e a magia da história entre Julieta e Romeu. O filme estrelado por Amanda Seyfried mostra a viagem de Sophie e seu marido até Verona, na Itália, para a comemoração da lua de mel. Entre os dias de viagem, a protagonista decide visitar a Casa da Julieta, ponto turístico da cidade e local em que mulheres respondem às cartas deixadas por visitantes.

Verona está localizada no norte da Itália e possui bairros medievais antigos às margens do rio Ádige. A cidade apaixonante e famosa por ter sido palco da peça de amor ‘’Romeu e Julieta’’ é bastante frequentada e reconhecida pela sua arquitetura do Império Romano. A visita guiada pela região é o programa ideal para os românticos.

E aí? Curtiu saber mais sobre os filmes gravados em cenários italianos? Fica a dica para assistir cada um deles nesse mês de descanso que é julho.

Assessoria de imprensa