Festuris Gramado é aberto em tom de união e desenvolvimento

Cotidiano Destaque

A abertura do Festival Internacional de Turismo de Gramado – Festuris Gramado, ocorrida na noite desta quinta-feira (08) no Palácio dos Festivais, foi marcada por discursos de nostalgia, olhar no futuro, mas, sobretudo, uma pregação pela unidade das pessoas que militam no trade turístico nacional para colocar o Turismo em um primeiro plano na gestão do futuro governo eleito em outubro passado.

A empresária Marta Rossi abriu os discursos relembrando os bons e os maus momentos da trajetória desses 30 anos de Festuris. Lembrou o tempo da presença da amiga/irmã Silvia Zorzonello, que, assim como ela, arregaçaram as mangas e empreenderam tornando a pequena cidade de Gramado em um dos principais destinos turísticos da América do Sul, com mais de 80% da mão de obra empregada, representando 50% do PIB (Produto Interno Bruto) do município.

O filho de Silvia, Eduardo Zorzonello, em momento de bastante emoção, também fez questão de lembrar os ensinamentos da mãe, mas fazendo questão de que, nessas três décadas, foi acolhido pelas mãos e coração de Marta Rossi, considerada uma segunda mãe. “Tenho a oportunidade de continuar o trabalho iniciado pela Silvia e mais do que sócios, ganhei uma segunda família”, afirmou o empresário.

Marcus Rossi enfatizou que existe no Brasil o empreendedorismo e que ele pode alterar a rota econômica de uma cidade, a exemplo do que ocorreu em Gramado. De acordo com ele, a partir da realização do Festuris, houve uma verdadeira revolução econômica e social na região, reforçando que 50% do PIB local gira em torno das atividades turísticas.

Porém, Marcus Rossi, ao lado de Marta e Eduardo, entenderam que também é preciso inovar e se reinventar a cada evento, e isso tem acontecido. Segundo o empresário, muitos acreditavam que a tecnologia era a grande adversária do turismo, mas, com o passar do tempo, ela se transformou na maior parceria, criando excelentes ambientes para a geração de novos negócios, que passaram a criar novos desafios e mais empregos.

Rossi citou a promoção do Gramado Summit, iniciado no ano passado e que atualmente é considerado um dos 10 mais importantes eventos de inovação e tecnologia do Brasil. Para o empresário, o turismo é feito pelos pequenos, assim como o Brasil.

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *