Equipe da Secretaria de Meio Ambiente detecta gotículas de óleo em Barra de Gramame

Destaque Paraíba

A equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) encontrou, na manhã deste domingo (27), gotículas de óleo nas areias da praia de Barra de Gramame. As amostras foram coletadas e serão analisadas para saber se são provenientes do grande vazamento que tem se expandido pelo litoral nordestino nas últimas semanas.

O monitoramento nas praias da Capital vem acontecendo desde as primeiras aparições em outras praias da costa nordestina, sendo intensificado nas últimas semanas. Além da Semam, estão envolvidas na Operação Orla Sem Óleo da PMJP técnicos da Defesa Civil, Emlur e Secretaria de Infraestrutura.

As pequenas manchas de óleo foram encontradas entre a desembocadura do Rio Gramame e a primeira faixa de pedras da praia. O trabalho de monitoramento da região foi reforçado desde a última quinta-feira (24), devido ao redirecionamento de uma corrente marítima que poderia trazer para a Paraíba o óleo que tem se acumulado no litoral pernambucano. Outro fator que facilitou a chegada dos resíduos foi a maré alta.

“Estamos fazendo um monitoramento diária desde 2 de setembro por toda a extensão da costa da Capital”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Abelardo Neto. O trabalho é feito por uma equipe de fiscalização e biólogos, que vêm utilizando drones para trazer mais agilidade e eficiência.

O chefe de fiscalização, Allison Cavalcanti, que lidera a equipe, informou que a Marinha e a Capitania dos Portos foram acionadas para participarem dos desdobramentos. Eles devem auxiliar na coleta e acondicionamento do material para a realização de um descarte adequado. Também haverá uma atenção minuciosa na área para verificar se a descoberta é indício de um futuro alerta vermelho. O monitoramento segue imediatamente para as praias do Sol e de Jacarapé.

Site PMJP