Infraero promove programa Fauna nos Aeroportos para evitar incidentes com aves

Paraíba

Sobre incidentes que já ocorrem com choque de aviões e pássaros na rota de pousos e decolagens nos aeroportos, a Infraero afirmou que desenvolve, desde 2001, o programa Fauna nos Aeroportos, que estabeleceu uma série de diretrizes para o monitoramento e manejo de fauna nos aeroportos da Rede Infraero. “Essas atividades fazem parte do escopo permanente da administração aeroportuária, sendo definidas de acordo com o contexto de cada aeroporto.”

O objetivo dessas ações, segundo a Infraero, é garantir a segurança operacional dos procedimentos rotineiros de voo, “de forma a causar o mínimo impacto possível no contexto ambiental em que se encontram os aeroportos.”

Cabe destacar que a administração da Infraero em seus aeroportos mantém contato regular com as Prefeituras das cidades onde se encontram os terminais para discutir medidas que garantam a segurança operacional e as boas condições do entorno de um aeroporto”, apontou.

Entre as ações que fazem parte do escopo de ação das prefeituras estão: o planejamento para afastar áreas de concentração de lixo, como aterros sanitários, do entorno de um aeroporto, e a própria manutenção sanitária da área. Outros exemplos de ações são as parcerias para campanhas de conscientização das comunidades vizinhas aos aeroportos.

No Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto/João Pessoa, como parte do Plano de Gerenciamento do Risco da Fauna (PGRF), programa interno de ações contínuas são realizadas entre diversas outras atividades, levantamento de aves e fatores atrativos na área do aeroporto, vistorias na pista de pouso e decolagens, afugentamento de aves, corte e recolhimento de aparas (vegetação) e coordenação por parte da Infraero da Comissão de Gerência do Risco da Fauna que tem a participação de gestores e representantes de órgãos públicos.

Além disso, o aeroporto desenvolve uma campanha de educação ambiental nas escolas do entorno (municípios de Bayeux e Santa Rita). O projeto Aeroporto na Escola faz palestras sobre o risco aviário e distribui material informativo sobre o tema.”

Fábio Cardoso com Assessoria de Imprensa Infraero