Representantes da cadeia hoteleira nacional defenderam nesta terça-feira (18) em São Paulo (SP), na abertura da Equipotel, o fortalecimento das políticas de incentivo ao turismo no próximo mandato presidencial e que o setor intensifique a busca por inovação para oferecer novas experiências de hospitalidade, não por acaso um dos focos da feira deste ano, segundo a organizadora Reed Exhibitions Alcantara Machado.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Nacional), Manoel Linhares, disse na ocasião que é preciso cultivar o interesse pelo turismo e lembrou que o setor articula 52 segmentos da economia. “Enquanto o Brasil tem seis milhões de visitantes estrangeiros por ano, Cancun, no México, que tem só 32 quilômetros de praias, recebe 22 milhões. Não podemos permanecer nesse patamar”, defendeu.
Os números comprovam que o setor está aquecido. Segundo dados da entidade, no Carnaval, feriado considerado o termômetro do setor, a taxa de ocupação dos hotéis do Rio de Janeiro ficaram acima da expectativa, entre 82% e 96%. Recife, Salvador e Fortaleza registraram índices tão positivos quanto. Já São Paulo e Belo Horizonte celebraram o maior crescimento, de 15%.
Na cerimônia de abertura, o presidente-executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza, lembrou que teria sido impossível atender essa demanda sem os hoteleiros independentes e que também têm investido cada vez mais em inovação. Para ele, novos designs, conceitos de hospedagem para todos os bolsos e estratégias de fidelização começam a se consolidar também entre eles, que correspondem a 80% dos estabelecimentos hoteleiros do Brasil.
O executivo também destacou que a feira este ano conta com o Selo Hospitalidade, para os expositores com soluções inovadoras. Foram 35 empresas escolhidas pelo Conselho Consultivo da Equipotel, formado por representantes do setor. Além disso, o evento retomou, depois de sete anos, o espaço Hotel Design, com propostas conceituais de design para diferentes ambientes do hotel.
De acordo com o curador da mostra, o arquiteto Sérgio Oliveira, a proposta é trazer ambientes de sofisticação arquitetônica a um custo acessível até mesmo ao hoteleiro médio e pequeno, que oferecem ao hóspede diferentes experiências sensoriais. Ele lembra que o design é cada vez mais utilizado como estratégia de diferenciação de hotéis e fidelização para atrair esse novo consumidor, mais exigente e com poder aquisitivo.
A Equipotel apresenta também o Motel Design. De acordo com o diretor da Associação Brasileira de Motéis (ABMoteis), Leonardo Dib, os motéis hoje passam por um momento de profissionalização para atender um consumidor que busca cada vez menos uma experiência erotizada. “Assim, trouxemos para a feira uma proposta de design para motéis que cada vez mais ressalta o conforto ao hóspede, além de boas experiências”, diz.
A4&Holofote