Santa Luzia, na Paraíba, será palco do Encontro de Cocos de Roda no São João Tradição de Santa Luzia, que apresentará a diversidade dessa cultura no dia 22 de junho, das 16h às 18h, na Praça da Matriz. O evento integra a programação do São João Tradição da cidade.
“Coco de Roda é ao mesmo tempo, música e dança popular, feita no chão, no terreiro ou em qualquer lugar”, aponta Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba e presidente da SATURA – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia.
O Encontro já tem confirmadas as participações dos Cocos de Roda: Novo Horizonte, de Gurugi, no Conde, litoral sul; Mestre Benedito de Cabedelo, litoral norte; Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande; e Mestre Zé Zuca, de Queimadas.
De acordo com Regina Amorim, o coco de roda é uma brincadeira secular, que representa ainda a resistência da cultura tradicional, a identidade do povo com a pisada do coco, e a música popular, que todo mundo canta. Tem sua origem nos quilombos, a partir do século XVIII, durante o ciclo da cana de açúcar, no Nordeste brasileiro.
“Brincar o coco de roda é vivenciar uma experiência maravilhosa, que faz parte da memória cultural viva, dos nordestinos. E viva o São João de Santa Luzia que traz na sua essência as características e a valorização de sua gente.”
Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa