Prefeitura de João Pessoa promove ações neste sábado, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Cotidiano

A equipe de Educação Ambiental da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) participa, neste sábado (21), às 9h, do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, no Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa. A ação se dá conjuntamente com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que realiza ações voltadas para o Dia Mundial da Árvore, que se comemora na mesma data.

A programação conta com a apresentação do espetáculo “Nós Podemos Fazer + Pelo Meio Ambiente” com os membros do “Agentes da Alegria”, “Vozes da Emlur” e “Baticumlata”, que juntos compõem o Catadores de Arte, formado por servidores da Emlur. Simultaneamente serão instaladas no Busto de Tamandaré novas lixeiras, num movimento simbólico sobre a importância da limpeza do local.

“Manter as nossas praias limpas esta entre as prioridades da limpeza urbana da nossa cidade e o Dia Mundial de Limpeza das Praias é importante para lembrar a população da importância de mantermos a orla limpa e quais as repercussões dessa ação. Na Capital, nossa ação tem reflexos diretos na proteção ao meio ambiente e a vida marinha, além da preservação da beleza do local, contribuindo inclusive para o crescimento do turismo na nossa cidade”, ressaltou Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Para garantir a manutenção da limpeza da orla – incluindo a faixa de areia, calçadão, ciclofaixa e ruas adjacentes a principal da praia – a Emlur disponibiliza mais de 100 agentes de limpeza que trabalham diariamente da praia do Bessa à Gramame. Os serviços são: catação, roço, varrição, coleta e pintura de meio fio, assim como o uso de maquinário que peneira e remove o lixo com mais agilidade na faixa de areia.

A orla conta ainda com as equipes da coleta domiciliar realizada pelos agentes e o caminhão compactador; com a coleta seletiva feita pelos catadores de materiais recicláveis cadastrados na Emlur que realizam recolhimento na orla e em estabelecimentos comerciais como restaurantes ouhotéis localizados na área circunvizinha. O trabalho da coleta seletiva conta também com os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados em vários pontos, entre eles na orla do Cabo Branco e na divisa das praias de Tambaú e Manaíra.

Secom João Pessoa