Paraíba vai ganhar mais um atrativo: a Rota Turística Jackson do Pandeiro

Destaque Paraíba

A Paraíba irá ganhar mais um atrativo turístico. A Rota Turística Jackson do Pandeiro será lançada nesta terça-feira (17), em Alagoa Grande, terra do artista. Pelo Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), instituições parcerias e o trade turístico do Brejo estarão no teatro Santa Ignez para apresentação de roteiro com pontos turísticos, equipamentos de bares, restaurantes, pousadas, além da produção cultural do território. A rota turística envolve as cidades de Areia, Juarez Távora, Remígio e Alagoa Grande.

O Grupo Irmãos de Luz, formado por crianças remanescentes do quilombo Caiana dos Crioulos abrirá o evento com música homenageando o “Rei do Ritmo”, no seu centenário de nascimento. Em seguida, fará apresentação o artista Isaías Vicente, instrumentista e dançarino de hip-hop. Na oportunidade, empresários do setor também participarão com depoimento sobre a atuação na região.

Um dos principais parceiros na condução do Prodeter na Paraíba é o Sebrae. Oferecendo capacitação e apoio técnico, a instituição tem papel de destaque na execução de ações para o empreendedorismo. Também participam do Prodeter cooperativas de produtores, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entes governamentais, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Prodeter na Paraíba

O Prodeter elabora e aplica planos de ação que vislumbram o crescimento econômico dos territórios mapeados num prazo de cinco anos, com metas anuais de crescimento de 10%. A atuação do agente de desenvolvimento do BNB ocupa posição de destaque para que a oferta de crédito sirva ao propósito do desenvolvimento. No mapeamento realizado para a Paraíba, identifica-se potenciais para criação de animais para corte e extração leiteira, turismo rural e  produção têxtil, de mel e de coco.

Confira os territórios e atividades trabalhadas pelo Prodeter na Paraíba:
Vale do Piranhas – Cocoicultura;
Cariri Oriental – Bovinocultura de leite;
Borborema – Avicultura de corte e postura;
Cariri Ocidental – Caprinovinocultura;
Vale do Paraíba – Turismo Rural;
Curimataú – Caprinocultura de leite;
Piemonte da Borborema – Ovinocultura e Aquicultura;
Médio Piranhas – Bovinocultura de leite;
Vale do Piancó – Têxtil;
Médio Sertão – Bovinocultura de leite;
Serra do Teixeira – Apicultura

Assessoria de Imprensa